Parlamentar defende ensino religioso na rede pública


28/06/2004 16:00

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) diz que o ensino religioso na rede pública pode melhorar a convivência entre os jovens e reduzir a violência. A afirmação foi feita durante o programa "Questão de Ordem" da TV Assembléia, transmitido também pelo canal 6 da Net na última quarta-feira, 23/06.

Maria Lúcia discutiu no programa o projeto apresentado na Assembléia em que propõe a instituição do ensino religioso na rede pública. A proposta sugere que tais conteúdos sejam ministrados como uma disciplina extracurricular e facultativa; procurando respeitar e adaptar o teor da matéria às diferentes crenças, já que o Estado comporta um sincretismo religioso.

A parlamentar afirma que o objetivo do projeto é dar conhecimento aos estudantes de princípios e valores fundamentais como o enaltecimento do ser humano, o respeito à vida, a convivência fraterna, a democracia e a integridade, posturas que, segundo ela, encontram-se em completo esquecimento na sociedade atual.

O projeto inclui a composição de um grupo de estudos formado por professores, pedagogos, estudiosos e representantes de diversas religiões para a elaboração de um manual de ação, a fim de que se respeite a diversidade cultural e religiosa e se estabeleça uma proposta pedagógico-administrativa adequada.

A teóloga Sylvia Maura de Souza, secretária do Conselho de Ensino Religioso do Estado, elogiou o projeto da deputada e afirmou que a proposta combate o preconceito contra a religião."O texto fortalece o disposto no artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, onde esse tipo de ensino já aparece, mas de forma tímida e também sem uma regulamentação à altura", afirmou Sylvia Mara.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp