Braille e Libras podem ser ensinados na escola


22/09/2003 16:34

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Cândido Vaccarezza

"Apesar dos avanços da sociedade, os portadores de deficiência ainda enfrentam preconceitos, dificuldades para entrarem no mercado de trabalho, falta de espaços planejados e problemas de acesso à comunicação." A avaliação é do deputado Cândido Vaccarezza (PT), que apresentou dois projetos de lei à Assembléia Legislativa de São Paulo.

O primeiro determina que seja acrescentado ao currículo escolar o ensino do método braille (de escrita para cegos) e da linguagem de libras (usada pelo surdos-mudos). "Introduzir como matéria obrigatória o ensino de diferentes formas de linguagem vai colaborar para a integração dos jovens com essa parcela da população que possui necessidades especiais, mas que também tem muito a nos ensinar", defende Vaccarezza. E completa, "O PL visa a aprimorar o pensamento crítico e colaborar na formação ética dos nossos educandos".

O segundo projeto obriga que 1% do total da tiragem do Diário Oficial do Estado de São Paulo e de outras publicações legislativas sejam escritas em braille. "Entre outras barreiras encontradas pelos portadores de deficiência visual está a desinformação pela falta de publicações em braille. Se queremos uma maior integração, temos de oferecer os meios adequados", diz Vaccarezza.

cvaccarezza@al.sp.gov.br

alesp