Projeto de lei prevê combate à rubéola


16/09/2003 16:40

Compartilhar:


Da assessoria do Milton Vieira

Com o objetivo de combater os malefícios da rubéola, o deputado Milton Vieira (PFL) apresentou à Assembléia o Projeto de lei 891/2003, que institui a Semana de Prevenção à Rubéola. A doença, aparentemente banal, pode provocar graves defeitos quando contraída por gestantes até o segundo mês de gravidez.

Como o sarampo, a catapora e a varíola, a rubéola também é causada por vírus e caracteriza-se pelo aparecimento de manchas na pele e gânglios linfáticos atrás da orelha e do pescoço. De todas, é a que apresenta evolução mais benigna, com erupções discretas e sem complicações aparentes. O organismo fabrica anticorpos específicos que garantem imunidade das não grávidas, entretanto, nas grávidas, o potencial de determinar malformações fetais é enorme.

Seu vírus consegue atravessar com facilidade a placenta e atingir o tecido embrionário, afetando a evolução do feto e provocando alterações nos órgãos embrionários em processo de formação.

A data da instituição da Semana de Prevenção à Rubéola escolhida foi a primeira semana de março, em homenagem às mulheres, por coincidir com a comemoração do Dia Internacional da Mulher. "Só a vacinação em massa pode evitar as conseqüências da contaminação, o que ocorrerá com a adoção da Política de Prevenção à Rubéola", adverte Milton Vieira.

mvieira@al.sp.gov.br

alesp