Deputada busca apoio ao projeto Caminhos de Anchieta


24/09/2003 14:41

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lúcia Prandi

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) vai agendar audiência com o ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, para articular o apoio do governo federal à implantação do projeto Caminhos de Anchieta - O Peregrino da Costa Atlântica. O objetivo do projeto é criar um roteiro de peregrinação pelos locais onde esteve o padre jesuíta José de Anchieta, que percorreu praticamente todo litoral, desde o Espírito Santo até o sul de São Paulo.

O compromisso foi assumido durante audiência do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), nesta terça-feira, 23/9, quando a diretoria técnica da Agência Metropolitana de Desenvolvimento expôs o projeto aos prefeitos. Na quinta-feira, 25/9, a parlamentar reúne-se com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, para definir o apoio do governo do Estado à iniciativa.

"Nossa meta é unir todas as forças políticas, religiosas e da sociedade civil em torno desse projeto, com grande potencial para alavancar o turismo religioso e ecológico em nossa região e em outros trechos do litoral paulista", disse a deputada, que desde junho vem reunindo apoios à concretização da proposta. Ainda naquele mês, Maria Lúcia se reuniu com o secretário-adjunto estadual da Cultura, Edmur Mesquita, que mostrou entusiasmo pela idéia. Ela também enviou inidicação ao governador Geraldo Alckmin.

Paralelamente, Maria Lúcia enviou ofício ao presidente da Embratur, Eduardo Sanovicz, expondo o projeto e reivindicando apoio do governo federal. Em resposta, o presidente da Embratur disse que o projeto é de grande relevância para o incremento do turismo na região e conta com seu apoio pessoal.

Entretanto, as ações para implementação são de responsabilidade do Ministério do Turismo. Em ofício enviado à deputada, a gerente de Projetos de Segmentação da pasta, Mara Flora Lottici Krahl, informa que, se houver espaço para ações do governo federal, este poderá apoiá-lo.

"Atualmente, o órgão direciona suas ações para a promoção dos produtos turísticos brasileiros no exterior. Estou convicta de que Caminhos de Anchieta poderá contribuir para ampliar o número de visitantes estrangeiros ao país", disse a deputada. A idéia de criar o roteiro tem, por suas características culturais e turísticas, inspiração no roteiro do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp