São Carlos pode ter Delegacia da Infância e da Juventude


23/08/2005 08:26

Compartilhar:


Depois de conhecer o Núcleo de Atendimento Integrado (NAI) de São Carlos, nesta semana, a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) ingressou com uma indicação, na Assembléia Legislativa, para criar uma Delegacia da Infância e da Juventude (Diju) naquele município.

A parlamentar, que integra a Comissão da Educação, entende que o Poder Público tem a responsabilidade não só pela preservação da ordem pública como, também, tem o dever de oferecer proteção especial às crianças e adolescentes.

Como em São Carlos não existe uma delegacia especializada nesse setor, está em funcionamento, desde dezembro de 2000, o NAI. Trata-se de um projeto de fundamental importância, segundo informa a deputada, fruto de um convênio entre a Prefeitura e a Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), vinculada à Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social. Com a parceria dos Salesianos, a iniciativa ampliou a rede de serviços de atendimento ao menor no município são-carlense.

Para Maria Lúcia Amary, esse projeto tornou-se modelo de referência para outras cidades. A parlamentar pretende estendê-lo para a região de Sorocaba e para todo o território estadual. Em Sorocaba, funciona uma unidade da Diju e tem mostrado bons resultados. Por isso está propondo o mesmo modelo para São Carlos. "A medida solicitada contribuirá muito para melhorar as condições de segurança dos habitantes da cidade", afirma a deputada.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp