Projeto põe fim à progressão continuada


17/01/2008 17:59

Compartilhar:


Se depender do deputado Baleia Rossi, líder do PMDB, a Assembléia Legislativa votará no próximo ano projeto de lei de sua autoria que põe fim ao sistema de progressão continuada vigente nas escolas públicas estaduais, que, na prática, aprova automaticamente os alunos sem levar em conta o nível de aprendizado dos mesmos.

Baleia Rossi refere-se ao PL 251/07, que já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da Assembléia Legislativa. "No momento a proposta encontra-se na Comissão de Educação", informa o parlamentar peemedebista, que promete trabalhar para tornar mais ágil a tramitação legislativa da proposta.

O líder do PMDB mostra confiança na possibilidade desse projeto ir a Plenário e ser aprovado já no próximo ano, principalmente depois que o atual governo do Estado, através da Secretaria da Educação, adotou medidas para aprimorar e tornar mais freqüentes as avaliações pedagógicas dos alunos. "O governo Serra já sinalizou, de maneira concreta, que é preciso rever o modelo educacional em vigor nas escolas públicas estaduais", afirma, lembrando o PL do Executivo paulista encaminhado recentemente à Assembléia Legislativa para criar salas de aulas exclusivas aos alunos repetentes, com baixo nível de aprendizado.

Baleia Rossi defende um sistema pelo qual a avaliação do aprendizado escolar seja realizada a cada bimestre e que no final do ano letivo somente sejam aprovados os alunos que ostentam um nível de aprendizado adequado. "A progressão continuada gera distorções graves, pois permite a aprovação de alunos que apresentam dificuldades de leitura e até de cálculos matemáticos elementares", observa.



baleiarossi@al.sp.gov.br

alesp