Deputados eleitos em outubro/2010


09/12/2010 16:42

Compartilhar:


Baleia Rossi



Deputado estadual do PMDB mais votado no Brasil, Baleia Rossi é bacharel em Direito e empresário na área de Comunicações, já tendo, também, apresentado programas de TV. Ingressou na vida pública aos 20 anos de idade seguindo vocação herdada do pai, Wagner Rossi, atual ministro da Agricultura, Abastecimento e Pecuária. Nas eleições municipais de 1992, elegeu-se pela primeira vez, ocupando uma cadeira de vereador em Ribeirão Preto.

Depois de exercer a vereança por uma década, foi eleito deputado estadual em 2002. Nas eleições de 2010 conquistou seu terceiro mandato no Legislativo paulista, com quase 177 mil votos. Obteve apoios em praticamente todas as regiões do Estado, mas Ribeirão Preto e região, sua base eleitoral, que lhe deu cerca de 150 mil votos.

Nos dois mandatos como deputado estadual, Baleia Rossi apresentou mais de 500 iniciativas parlamentares, algumas delas aprovadas e transformadas em leis importantes, como a que implantou o monitoramento eletrônico de presos em liberdade temporária e regime semi-aberto; a que obriga a presença de desfibrilador nos locais com grande presença de público; e a que determina o fechamento de empresas que comercializarem madeira ilegal. Também foi membro titular de várias comissões, sendo, inclusive, vice-presidente da mais importante delas, a CCJ. Foi o autor do pedido de instalação da CPI das Telefônicas, da qual foi seu presidente.

Baleia Rossi é autor de outros projetos em análise na Assembleia Legislativa. Entre eles está a que cria a Casa do Meio Ambiente em todos os municípios paulistas para assessorar empreendimentos públicos e particulares que possam interferir na natureza; a que prevê a destinação adequada ao chamado lixo eletrônico; e a que eleva para 1,5% o percentual do total da arrecadação do ICMS para a construção de moradias populares. Como fez nos seus dois primeiros mandatos na Assembleia Legislativa, Baleia Rossi garante que vai trabalhar para retribuir a confiança de seus eleitores. Além de continuar apresentando projetos de grande interesse da população, vai lutar para levar recursos públicos estaduais para as prefeituras realizarem obras e conseguir verbas para as entidades filantrópicas, o que sempre foi uma de suas principais prioridades na vida pública.

alesp