Opinião - PT, 31 anos de lutas e conquistas


17/02/2011 14:20

Compartilhar:


O Partido dos Trabalhadores acaba de comemorar seu 31° aniversário, completado em 10 de fevereiro. E o termo comemorar é mesmo o mais adequado para este partido de muita luta e garra, que realizou o sonho de transformar o Brasil em uma grande nação de oportunidades para todos. Um Brasil onde é possível sonhar e realizar os sonhos.

Muita coisa mudou desde aquele fevereiro de 1980, quando 113 militantes de diversas regiões do Brasil assinaram, no Colégio Sion em São Paulo, a carta de fundação do PT. Aquele ato simbólico representava um movimento que corria o País, na gestação de um partido para dar vez e voz aos brasileiros historicamente excluídas.

O PT nasceu no contexto da redemocratização do Brasil, fortalecido pela luta dos operários do ABC paulista, que despertavam a Nação ao ir às ruas por melhores salários e condições de trabalho. Movimentos populares ganhavam força e o PT surgiu para unir trabalhadores, classe média, estudantes e intelectuais em torno da proposta de construir o novo, alicerçado pelos ideais de solidariedade, fraternidade e igualdade. Reconhecendo a diversidade e valorizando a pluralidade.

O PT cresceu, tornando-se um dos principais partidos políticos do mundo. Na crise do mensalão, muitos apostavam que era o nosso fim. Resistimos de cabeça erguida. Evoluímos e nos modernizamos, sem mudar de lado. O lado da transformação social, do crescimento com distribuição de renda, da defesa da dignidade e da cidadania para todos e todas.

Com a força do nosso maior patrimônio, que é a militância, superamos crises e vencemos dificuldades. Implementamos o jeito petista de governar e fizemos do Brasil um País de todos. Elegemos o metalúrgico Lula por dois mandatos e conduzimos a companheira Dilma à presidência. Com o PT, a mulher chega à presidência do Brasil!

Lula colocou em marcha uma verdadeira revolução, que Dilma irá consolidar. Com a garra, a ousadia e o compromisso do presidente mais bem avaliado da história do Brasil, mostramos que é possível fazer o pão crescer e reparti-lo entre aqueles que necessitam.

Mais de 30 milhões de brasileiros deixaram as linhas extremas de pobreza. Com investimentos que superam R$ 500 bilhões, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) desata nós e impulsiona o desenvolvimento. Sob Lula, mais de 16 milhões de empregos com carteira assinada foram gerados. O Programa Minha Casa Minha Vida é realidade e nunca na história deste País tantos puderam conquistar o sonho da casa própria.

Na área social, 12 milhões de famílias são beneficiadas pelo Bolsa Família. O 4º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos do Milênio aponta queda na extrema pobreza de 12% em 2003 para 4,8% em 2008. O Luz para Todos já levou energia elétrica para mais de 11 milhões de moradias carentes. Na Educação, ProUni " Universidade para Todos - atendeu 748 mil estudantes, 70% com bolsas integrais, desde sua criação até o segundo semestre de 2010.

Estas e outras estatísticas evidenciam que devemos ter muito orgulho da história que o PT edificou. No princípio da construção do partido, nas longas vigílias, nos fortalecíamos repetindo a seguinte frase: "O amanhã nos devolverá as noites perdidas". De fato, valeu a pena cada gota de sangue, suor e lágrima derramados. Parabéns petistas, parabéns brasileiros!



mlprandi@al.sp.gov.br



*Maria Lúcia Prandi é educadora, deputada estadual pelo PT e cientista política.

alesp