Bancada do PT comemora fim do voto secreto na Assembléia


21/06/2001 14:45

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa enterrou de uma vez por todas o voto secreto. Nesta quarta-feira, 20/6, foi aprovada por unanimidade, em segundo turno, a proposta de emenda constitucional, do deputado estadual Antônio Mentor, que extinguiu o sigilo nas votações da Casa.

O parlamentar do PT afirmou da tribuna que a democracia precisa ser diariamente aperfeiçoada. "Hoje estamos avançando no processo democrático. A iniciativa desta Assembléia Legislativa deve se irradiar para o Congresso e todas as casas de lei do Brasil, para que o artifício do voto secreto seja página virada na história política brasileira", proclamou.

Para a deputada Mariângela Duarte, esta decisão vai marcar época na história dos legislativos do País. Na mesma linha, o 1.º secretário da Assembléia, Hamilton Pereira, afirmou que o fim do voto secreto no Estado de São Paulo representa um avanço exemplar do parlamento brasileiro.

Com a aprovação da PEC e de um projeto de resolução que altera o Regimento Interno, o voto passa a ser aberto em todas as deliberações do Legislativo paulista, seja para a eleição de sua Mesa Diretora, para a destituição do procurador-geral de Justiça, seja para a cassação de parlamentares ou o impedimento do governador.

(Mais informações, ligue para a assessoria de imprensa da liderança do PT - 3886-6440/644.)

alesp