Gondim propõe Semana do Ácido Fólico


06/03/2003 18:07

Compartilhar:


O deputado Luís Carlos Gondim Teixeira (PV) apresentou projeto de lei ao plenário da Assembléia Legislativa, pelo qual propõe a instituição, em todo o Estado, da "Semana de Conscientização Sobre a Importância do Ácido Fólico para Mulheres na Faixa Etária de 10 a 40 anos".

Gondim argumentou que "o ácido fólico, vitamina do complexo B, é um nutriente que previne a mielominengocele, que é uma má-formação do tubo neural. O ácido fólico é um preventivo cientificamente comprovado das malformações congênitas e seu uso precisa ser esclarecido e incentivado, mesmo porque, segundo estatísticas, a cada mil recém-nascidos do país, um tem a doença".

O deputado também frisou que a Associação de Assistência à Criança Deficiente de São Paulo (AACD) tem feito grande esforço para tornar obrigatória a adição do ácido fólico às empresas produtoras de farinha de trigo e de milho, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Sociedade Panamericana de Saúde (OPAS). Segundo Gondim, "países como Estados Unidos, Canadá e Chile passaram a adicionar o ácido fólico na farinha de trigo, para prevenção destas malformações".

alesp