Emendas à LDO contemplam área social, Saúde e Educação


13/06/2002 16:56

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) apresentou várias emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece as metas e prioridades para o governo do Estado em 2003.

No âmbito da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Pedro Tobias pede recursos para a conclusão das obras do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da USP, o Centrinho de Bauru. Em sua justificativa, o deputado argumenta que esse hospital é "uma referência em toda a América Latina, atendendo milhares de pessoas todos os anos".

Na área da Saúde, Pedro Tobias, que também é médico ginecologista e mastologista, apresentou emendas que destinam recursos para educação, prevenção e detecção do câncer. A meta do deputado é garantir a todas as mulheres, a partir da idade sexual ativa até os 60 anos de idade, o acesso aos exames de Papanicolaou e mamografia pelo menos uma vez por ano. "Infelizmente, as mulheres têm iniciado sua vida sexual cada vez mais cedo e os problemas de saúde decorrentes dessa mudança de hábito são cada vez mais frequentes, além da gravidez precoce. Portanto, o aconselhável é estabelecer a idade inicial para o auto-exame a partir do começo da vida sexual ativa", argumenta Pedro Tobias, sempre atuando em defesa da saúde da mulher.

Para a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, as emendas do deputado Pedro Tobias têm as metas de priorizar investimentos para garantir a construção de sede própria para a Terceira Idade (Centros de Convivência do Idoso) em todas os municípios paulistas que ainda não possuem tal obra de grande alcance social, através de convênios com as prefeituras. "O idoso deve contar com toda infra-estrutura de lazer para sua convivência social e dignidade", ressalta Pedro Tobias, que tem prestigiado todas as atividades desenvolvidas pela terceira idade na região de Bauru.

Na área da Educação, as emendas do deputado destinam recursos para garantir o transporte escolar em todo o Estado de São Paulo.

alesp