Orquestra de Câmara da Unesp traz Vivaldi ao Parlamento paulista


18/03/2003 22:33

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Dando prosseguimento à série de concertos Circuito Cidade de São Paulo, o Palácio 9 de Julho cedeu espaço à música nesta terça-feira, 18/3, com a apresentação da Orquestra de Câmara da Unesp.

Para abrir a temporada 2003, o maestro Carlos Kaminski selecionou o compositor Antônio Vivaldi, apresentando a obra Integral n.º 1, que se compõe de uma série de seis concertos para flauta, orquestra e baixo contínuo - Opus 10.

Originalmente escrito para flauta doce, esses seis concertos foram apresentados pela Orquestra da Unesp em sua adaptação para flauta transversal.

"Nesta série do Opus 10, Vivaldi toma a liberdade de inovar. Na forma do Concerto n.º 2, conhecido como La Notte, ele intercala diversos andamentos lentos e rápidos que modificam a estrutura geral da obra", comentou Kaminski, acrescentado que "Vivaldi utiliza títulos para nomear alguns dos seus concertos, remetendo trechos das suas obras a idéias poéticas, antecipando o conceito de narrativa musical, que seria desenvolvido plenamente apenas no período romântico, com o nome de Música Pragmática".

Nesta perspectiva, o Concerto n.º 1 é conhecido como La Tempesta di Maré, e o Concerto n.º 3 como Il Cardelino.

Renata Xavier e Fernanda de Castro foram as flautistas que solaram os seis concertos, intercaladamente.

As apresentações da Orquestra de Câmara da Unesp vão acontecer todos os meses, e o próximo concerto, no dia 15 de abril, que tem o título "Cinco Séculos de Música", será regido pelo maestro Guilerme Mannis.

alesp