Hortas nas escolas


07/04/2010 16:04

Compartilhar:


Já aprovado pelas comissões de Constituição e Justiça, de Educação e de Finanças e Orçamento, está pronto para ser votado pelo Plenário da Assembleia o Projeto de Lei 267/2009, que autoriza o governo a implantar hortas em todas as escolas públicas do Estado. Pela proposta de autoria do deputado Aldo Demarchi (DEM), o programa será desenvolvido pela Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, e terá como principal objetivo melhorar os hábitos alimentares dos alunos, além de proporcionar-lhes contato com a terra e as plantas.

"Uma alimentação adequada é fundamental para o ser humano. Durante a infância e adolescência é ainda mais importante, pois a criação de hábitos alimentares saudáveis começa nessa fase e perdura por toda a vida", argumenta o deputado na justificativa do projeto. "No mundo atual, o apelo da propaganda e a facilidade do acesso ao produto industrializado levam as pessoas a consumirem alimentos não naturais, com grande quantidade de calorias e poucos nutrientes. Consequentemente, podemos observar o aumento de casos de obesidade e doenças relacionadas à má alimentação", critica Demarchi.

"Esse fenômeno ocorre cada vez mais nas classes menos abastadas da sociedade, que acabam preferindo alimentos industrializados a alimentos naturais, muitas vezes até mais baratos do que os primeiros. Assim, vemos o aumento de pessoas obesas, porém malnutridas", observa o parlamentar. "Com a criação de hortas nas escolas se pretende levar às crianças e adolescentes a aquisição de hábitos saudáveis de alimentação, despertando-lhes curiosidade e o prazer de produzir e consumir alimentos frescos e, acima de tudo, frutos do seu trabalho", ressalta Demarchi.

O deputado acredita que essa atividade também vai estimular o senso de responsabilidade dos estudantes, que ficarão encarregados do bom andamento da horta. Os professores ainda podem aproveitar para mostrar, na prática e de forma interdisciplinar, matérias aprendidas nas salas de aula como Ecologia, Biologia, Meio-Ambiente.



ademarchi@al.sp.gov.br

alesp