Opinião - A hora e a vez da ponte!


12/02/2010 16:05

Compartilhar:


Há quase meio século a Baixada Santista sonha com a ligação seca entre Santos e Guarujá. No início de 2009, o governador José Serra anunciou a possibilidade de construção de um túnel ou ponte devido à constatação do colapso no sistema de travessia de balsas.

Não há o que se discutir quanto a necessidade da realização da obra. Todos que moram nesta região sofrem todos os dias com a falta dessas melhorias no sistema de travessias, o que só vem trazendo grandes aborrecimentos para a população, além de graves discussões e atrasos constantes, não somente em finais de semana como em períodos de temporada.

Assim, a maior travessia em número de veículos do país, o maior porto da América Latina, a descoberta do pré-sal, a propagada expansão da atividade portuária e o futuro aeroporto metropolitano no Estado de São Paulo só corroboram a necessidade urgente de transformar este projeto em realidade.

Vontade política existe, e também verba para isso no orçamento do Estado, e, sem que haja, com isso, a cobrança na travessia para a população. Dessa forma, a cidade de Santos já se prontificou, faltando apenas a disposição política da administração municipal de Guarujá. Como bem disse o Sr. governador: "Temos entendimento de 100% com a prefeitura de Santos. Agora só falta a decisão da prefeitura de Guarujá, pois temos problema quanto a descida no município. Estamos com reuniões intensas sobre essa matéria pois, uma vez que a prefeitura de Guarujá se integre ao projeto, será lançada licitação para construção", declarou José Serra.

Por fim, temos que o benefício da obra para o progresso e desenvolvimento do Guarujá vale o enfrentamento e algumas divergências com a população do entorno da avenida Ademar de Barros, para que a obra não mude seu traçado original, o que, sob todos os aspectos analisados, será bem mais viável e terá menor comprometimento ambiental ao município.

Governar numa democracia exige o debate e a competência de fazer com que o interesse de alguns não se sobreponha ao da maioria. É necessário competência para explicar a população que sempre ocorrerá prejuízos e ganhos em toda ação de crescimento. Mas o ser humano, dotado de grande inteligência, logo aprende a se adaptar e tirar proveito de todas as adversidades. Estamos construindo um Guarujá para o futuro, com mais saneamento básico e infraestrutura urbana, fundamentais para atrair mais investimentos e oportunidades de empregos nas áreas do porto, turismo e exploração de petróleo e gás para toda a região.

A Baixada Santista não pode perder essa oportunidade dada pelo governador José Serra e gastar tempo discutindo o que já foi estudado por técnicos qualificados, enquanto a prefeitura de Guarujá fica propondo diferentes traçados, sem os devidos estudos ambientais necessários. A hora é agora, e como diz a canção: "quem sabe faz a hora, não espera acontecer."



Deputada Estadual Haifa Madi (PDT)*

alesp