Frente Parlamentar da Citricultura debaterá demissões no setor


05/03/2012 10:40

Compartilhar:


O deputado e presidente do PT do Estado de São Paulo, Edinho Silva, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Citricultura Paulista convocou uma reunião no próximo dia 7/3, às 17h30, na Assembleia Legislativa, para discutir e criar soluções para o problema enfrentado pelo setor no interior do Estado. A ideia é reunir parlamentares, agentes políticos da região e os setores envolvidos na cadeia produtiva.

De acordo com notícias divulgadas pela mídia nacional em 1/3, a Citrovita, uma das maiores exportadoras de suco de laranja do Brasil com sede em Matão, anunciou que não vai processar a safra 2012/2013. A medida já provocou demissões. Segundo o sindicato da categoria da cidade, até agora houve corte de mais de 110 funcionários.

O motivo da suspensão do processamento da fruta na unidade este ano seria as previsões pessimistas da empresa em relação à próxima safra. Já o sindicato afirma que as baixas ocorrem em virtude da fusão da empresa com a Citrosuco no final do ano passado.

Para Edinho, é preciso uma ação rápida dos agentes governamentais. "Trata-se de uma âncora da economia regional que passa por momentos de oscilação. Se não atuarmos fortemente, poderemos sentir ainda mais os resultados negativos nos empregos e recolhimento de impostos, o que pode significar a redução na capacidade de investimentos em políticas públicas na nossa região".(da)



edinhosilva@al.sp.gov.br

alesp