Iamspe lança plano de ação para beneficiar servidores públicos


24/10/2008 15:49

Compartilhar:


O deputado Edmir Chedid (DEM) afirmou nesta sexta-feira, 24/10, que o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) vai aumentar o número de consultas aos servidores públicos estaduais de um milhão para 3,5 milhões ao ano. Para atingir a meta prevista, o instituto vai renovar contratos com entidades que atendem urgências, exames, internações e vai credenciar médicos especialistas para trabalhar em 188 municípios, inclusive nos que compõem a Região Bragantina.

O aumento do número de consultas, a renovação de contratos e o credenciamento de médicos especialistas integram um plano de ação do Iamspe que tem por objetivo melhorar as condições de atendimento ao servidor.

Em princípio, o plano de ação será aplicado em municípios que não possuem entidades médicas conveniadas com o Iamspe. Na Região Bragantina, as santas casas de Amparo, Atibaia e Bragança Paulista não aceitaram os termos do convênio por considerar, por exemplo, que os valores pagos pelas consultas estavam abaixo do praticado no mercado. Atualmente, a consulta é de R$ 25, mesmo valor cobrado pela maioria das instituições médicas privadas. Em São Paulo, o superintendente do Iamspe, Latif Abrão Junior, afirmou que todos os documentos para o convênio com as santas casas estavam prontos no primeiro semestre deste ano. "A celebração do convênio com o instituto para atendimento na Região Bragantina e no Circuito das Águas só dependia das santas casas", garantiu Latif Abrão Junior.

Edmir Chedid explicou que o servidor público estadual não pode ser prejudicado pela recusa das santas casas em firmar convênio com o Iamspe. Por isso, ele declarou que continuará lutando pela ampliação e melhoria da qualidade do atendimento médico-hospitalar prestado aos servidores. "Na Assembléia Legislativa tenho cobrado ações efetivas do governo do Estado em relação à qualidade do atendimento médico-hospitalar prestado ao servidor público estadual. Como as santas casas se recusaram a firmar convênio, a solução imediata é firmar parcerias e credenciar instituições privadas de saúde para que o atendimento seja realizado com respeito e dignidade", explicou.

A partir do credenciamento, os usuários poderão se dirigir diretamente ao médico, como em qualquer plano de saúde, sem a necessidade de retirar previamente a guia de autorização. Neste caso, o atendimento será feito em consultórios e clínicas. Será emitida ainda uma nova carteirinha de atendimento, mas até a troca, o servidor continuará a ser atendido com o documento atual, tanto nas entidades conveniadas como nos novos médicos credenciados. "Em muitos municípios, o atendimento na rede credenciada deverá começar no final de novembro. É importante lembrar que uma central de atendimento informará, numa primeira etapa, os endereços dos novos consultórios e clínicas. Posteriormente, o Iamspe vai elaborar um manual com orientações e informações sobre os serviços oferecidos", afirmou Edmir Chedid.

Em Bragança Paulista, o Iamspe afirmou que 1926 servidores públicos estaduais serão beneficiados com o plano de ação. Toda a negociação com as entidades privadas que prestam atendimento médico-hospitalar já foi iniciada e os trabalhos estão centralizados na sede do instituto, em São Paulo.



echedid@al.sp.gov.br

alesp