TV Cultura: responsabilidade do Governo Estadual


11/09/2003 19:26

Compartilhar:


Da assessoria da Liderança do PT

As declarações da secretária de Cultura do Estado, Cláudia Costin, veiculadas na Rádio Assembléia em 10/9, foram questionadas pelo deputado Vicente Cândido (PT) nesta quinta feira, 11/9. Segundo a secretária, uma das saídas para crise da TV Cultura é a inclusão de verbas do Governo Federal.

Para o deputado petista, pleitear verbas federais para a TV Cultura é algo descabido. "O vínculo da TV Cultura é com o Estado de São Paulo, não com a Federação. A Fundação Padre Anchieta não precisa de verbas suplementares para a implementação de projetos. Precisa sim das verbas que foram disponibilizadas no orçamento aprovado no ano passado e que nunca foram repassadas. A questão essencial é a de prioridade. O governador quer empurrar a responsabilidade pela situação de penúria da emissora para o Governo Federal."

Cândido argumenta que as verbas destinadas à TV Cultura tem sido paulatinamente reduzidas pelos sucessivos governos do PSDB. "Somente em 1995, durante a gestão do governador Covas, 30% das verbas foram sumariamente cortadas, iniciando o período de penúria que a Fundação vive até hoje. Em 2001, mais 18% das verbas foram cortadas. Em 2002, outros 8%. A falta de repasse de verbas tem levado a Fundação Padre Anchieta a buscar recursos publicitários, colocando em sério risco o caráter público da emissora."

Diante disso, o deputado rechaça a idéia de que o Governo Federal deva alocar verbas para a TV Cultura, pois ela desconsidera a responsabilidade do Governo Estadual na formação cultural da população do Estado de São Paulo. "A falta de compreensão do caráter educativo desempenhado por uma emissora de interesse público é o fator fundamental que rege a política do Estado em relação à Fundação Padre Anchieta", finalizou Vicente Cândido.

imprensa@ptalesp.org.br

alesp