625 obras do Acervo Artístico da Assembléia compõem novo museu de arte em São Paulo


02/08/2004 18:16

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, que de há muito possui um importante Acervo Histórico e uma Biblioteca especializada, desde 2002, iniciou a instalação no Palácio 9 de Julho de um Acervo Artístico que se constitui no mais novo museu de arte em São Paulo. Trata-se de mais uma homenagem aos 450 anos da fundação da Capital e aos 170 anos da criação do Legislativo Paulista.

Sua primeira fase, inaugurada em 29 de agosto de 2002, integrava as primeiras doações de 71 obras. Já em sua segunda fase, a 31 de janeiro do 2003, apresentava um acervo de 234 obras. Hoje, dois anos após sua instalação, conta com nada menos de 625 obras de arte.

São pinturas a óleo e acrílico, aquarelas, pastéis, gravuras, serigrafias, colagens, tapeçarias, fotos e esculturas que compõem este importante patrimônio representativo das várias tendências da arte contemporânea brasileira.

As obras estão distribuídas pelos cinco andares e pelo subsolo do edifício, dentro de critérios museológicos que contemplam a temática, o estilo e o gênero, e isto, visando facilitar sua leitura aos milhares de visitantes que freqüentam diariamente o Palácio 9 de Julho.

O Acervo Artístico foi criado na gestão do deputado Walter Feldman e tem merecido o apoio da atual Mesa Diretora, presidida pelo deputado Sidney Beraldo. Desde o início sua coordenação está confiada a Emanuel von Lauenstein Massarani - historiador, jornalista, crítico de arte e diplomata - atual superintendente do Patrimônio Cultural da Assembléia Legislativa.

Se inicialmente uma das preocupações da Mesa Diretora de então foi humanizar a sede da Assembléia, propiciando aos seus funcionários um ambiente mais agradável para desenvolver suas atividades, atualmente a iniciativa superou as espectativas transformando o Acervo Artístico da Casa num ponto de atração cultural na Capital.

Vale salientar que o Diário da Assembléia publica diariamente uma página dedicada ao Acervo Artístico com uma análise sobre a obra de cada artista feita pelo crítico Emanuel von Lauenstein Massarani, incluindo biografia e fotos da obra o do próprio artista.

As obras foram na sua maioria doadas pelos próprios artistas, por instituições particulares e oficiais ou são prêmios de aquisição da Assembléia nos últimos Salões Paulistas de Belas Artes. Atualmente as 625 obras do Acervo estão distribuídas nos seguintes gêneros:

Pintura 364 obras

Aquarela 19 obras

Pastel 19 obras

Desenho 10 obras

Gravura 47 obras

Esmalte 4 obras

Escultura 82 obras

Cerâmica 3 obras

Tapeçaria 1 obra

Fotografia 79 obras

alesp