Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos


03/06/2008 20:03

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) comemora uma importante vitória: a sanção, pelo governador José Serra, da Lei 13.034/08, que institui a Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos. A parlamentar é autora do projeto que deu origem à nova legislação. De acordo com a norma legal, anualmente, na última semana de setembro, serão realizadas ações de sensibilização para a necessidade de doar órgãos e reduzir a fila de espera para transplantes.

"Fico muito feliz com a aprovação. A doação de órgãos é um gesto de solidariedade que salva vidas. A proposta nasceu dos contatos com entidades da sociedade civil que atuam com transplantados, como a Transpática e o Grupo Esperança", explica a deputada Prandi. A Semana Estadual ocorrerá no mesmo período em que acontece a Nacional, para que haja uma somatória de esforços.

Em São Paulo, entre 2006 e 2007, diminuiu em cerca de 7% o número de transplantes efetuados. Hoje, a fila de espera no Estado totaliza 15.618 pessoas, que aguardam por um órgão ou córnea. "São dados oficiais do Sistema Estadual de Transplantes, que apontam a necessidade de conquistarmos mais doadores. Um único doador pode salvar ou melhorar a vida de muitas pessoas", argumenta a parlamentar.

Durante a Semana de Incentivo, o governo estadual deverá promover ampla divulgação quanto à necessidade de cada cidadão manifestar, em vida, o desejo de doar os órgãos após a morte. Muitos desconhecem que não há mais qualquer exigência de uma declaração por escrito. "Milhares de pessoas, inclusive crianças, contraem doenças cujo único tratamento é o transplante", enfatiza a parlamentar.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp