Assembleia entrega o Prêmio Zumbi dos Palmares e festeja Semana da Cultura Negra


19/11/2009 21:04

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/Zumbi - FOT_0027.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A edição de 2009 do Prêmio Zumbi dos Palmares foi entregue nesta quinta-feira, 19/11, a personalidades e entidades que realizam um trabalho relevante junto à comunidade afro de São Paulo. A premiação faz parte do calendário da 7º Semana da Cultura Negra, que é organizada pela Frente Parlamentar de Promoção da Igualdade Racial.

O deputado Carlinhos Almeida (PT), 1º Secretário da Assembleia, presidiu a Mesa e coordenou a entrega dos prêmios para 13 homenageados. Cada deputado fez questão de exaltar a importância do ato solene para a comunidade negra.

José Candido (PT) falou da alegria de prestar essas homenagens. Pedro Bigardi (PCdoB) fez questão de parabenizar as pessoas que constroem essa cultura, entre elas Kelly Cristina da Silva, que recebeu o prêmio das mãos de Bigardi. Adriano Diogo entregou dois prêmios, um homenageando Carlos Costa e outro, a memória de Plínio Marcos. Adriano contou um pouco da história de Carlos Costa, o Carlão do Boné, que foi bilheteiro do Teatro de Arena e sambista nos Campos Elíseos, mais especificamente no Largo das Bananas, e amigo de Plínio Marcos, com quem trabalhou durante 20 anos e com quem montou o espetáculo Nas Quebradas do Mundaréu. "O Carlão está aí, com 74 anos, e hoje faz dez anos que o Plínio morreu", lembrou o deputado, que falou da satisfação de prestar essa homenagem aos dois.

Enio Tatto enalteceu todas as atividades que apoiam a cultura negra, prestigiando e reconhecendo a importância do trabalho político e cultural que a comunidade negra desenvolve no país, como é o caso do prêmio. "É de suma importância a gente prestar essa homenagem. Mais do que isso, é importante que numa casa legislativa a gente se empenhe cada vez mais em fazer políticas voltadas para essa comunidade a fim de ir saldando a grande dívida que a gente tem com o negro".

Foram homenageados: O babalorixá José Carlos de Ibualamo, Plínio Marcos, Kika Silva, João Bosco Coelho, Duda Ribeiro, Sebastião Arcanjo, Kelly Cristina da Silva, Carlos Costa, padre João de Campos Júnior, Albina da Silva (Tia Albina), Alberto Ferreira, Andréia Kelly Marques e Marli José da Silva Barbosa (Iyá Ekedji Ogunlade).

Além do deputado Carlinhos Almeida, a mesa contou com os deputados Maria Lúcia Prandi, José Candido, Adriano Diogo e Enio Tatto, todos do PT, Pedro Bigardi (PCdoB) e com a presidente do Sindalesp, Rosely Terezinha Assis, entre outros.

Durante o evento, o conjunto Arte Final e seus convidados apresentaram sambas populares e chorinhos.

alesp