Mariângela Duarte debate com professores da Unesp sobre alimentação alternativa


27/03/2001 19:17

Compartilhar:


A convite da deputada estadual Mariângela Duarte (PT), os professores Eliseu Rossi, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp/Araraquara, Antonio João Cancian, coordenador executivo da Unesp/São Vicente, e Célia Lima, coordenadora da Casa do Menor de São Vicente, irão se reunir às 15 horas desta quarta-feira, 28/3, no gabinete da parlamentar, na Assembléia Legislativa. Na reunião será discutida a criação de parcerias entre Unesp, órgãos públicos e iniciativa privada com o objetivo de melhorar o padrão alimentar da população através da distribuição de derivados da soja. Eliseu Rossi é autor de um projeto que utiliza uma nova técnica, desenvolvida pela Universidade de Illinois (EUA), capaz de adaptar o sabor do produto ao gosto do consumidor.

A deputada acredita que o projeto de Rossi irá beneficiar as crianças desnutridas da Aldeia Aguapeú, de Mongaguá, assim como todas as demais comunidades carentes que necessitam de cuidados urgentes para conter a desnutrição.

Para implementar o programa, é necessária uma usina piloto de produção e controle de leite, iogurte e pães de soja. Esses produtos seriam incluídos na merenda escolar das escolas públicas e distribuídos à população carente e a portadores de incompatibilidade com a lactose do leite de vaca.

Segundo o projeto do professor Rossi, a iniciativa privada participaria com a doação dos recursos financeiros necessários para a construção de um prédio com 70 metros quadrados a ser instalado nas dependências da Unesp/São Vicente, para abrigar a usina piloto, e para a aquisição do equipamento destinado à produção do leite de soja.

As prefeituras municipais seriam responsáveis pelo fornecimento das matérias-primas necessárias e pela alocação de três funcionários encarregados da operacionalização da usina e da distribuição do alimento.

Caberia à Unesp, por intermédio do Departamento de Alimentos e Nutrição da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, fornecer a tecnologia necessária e coordenar a execução do projeto, além de ceder a área para construção do prédio da usina piloto.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Mariângela Duarte - 3886-6548/6553)

alesp