Qual a solução, ministro?

OPINIÃO - Afanasio Jazadji*
24/06/2004 16:50

Compartilhar:


A notícia procedente de Ribeirão Preto sobre a prisão de dois delegados do alto escalão da Polícia Federal no Estado de São Paulo, sob acusação de envolvimento com quadrilhas de roubo de cargas, vem apenas engrossar uma longa lista de casos de corrupção na área policial, exatamente quando o País enfrenta incrível crescimento da violência e da criminalidade.

Sabemos que existem ótimos policiais, mas, infelizmente, a parte corrupta e criminosa está prevalecendo. É hora de os governos federal e estadual fazerem algo concreto.

O vaidoso ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, que chegou a repetir quase dez vezes que "não existe um tiro de canhão" para resolver a caótica questão da segurança pública no País, anunciou que o governo Lula vai afinal criar a Força Nacional de Segurança Pública. No entanto, ele não explicou como será mantida a Força, com 1.500 homens de "grande credibilidade" da Polícia Federal e das Policias Civil e Militar de São Paulo e do Rio.

Quanto ao combate dos vergonhosos e persistentes roubos de cargas, a solução existe sim! Como deputado estadual, elaborei projeto de lei já sancionado, criando o Procarga, pelo qual as Polícias e as autoridades fiscais agirão em conjunto, detectando os receptadores e os maus policiais. Só falta o governador Geraldo Alckmin pôr a fórmula em prática.

Afanasio Jazadji é radialista, advogado e Vice-Líder do PFL

alesp