Assembléia aprova projeto que institui o Dia do Voto Consciente


06/01/2004 15:42

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Romeu Tuma

O primeiro domingo de outubro de cada ano é a data escolhida para o Estado de São Paulo comemorar o Dia do Voto Consciente, conforme projeto do deputado Romeu Tuma (PPS) aprovado pela Assembléia Legislativa.

Por entender que o voto é a grande arma que os cidadãos possuem para concretizar mudanças na sociedade, Tuma espera que o Dia do Voto Consciente sirva para que a população reflita sobre a importância da escolha de seus representantes. "Deverá também ser uma data que estimule a transmissão de valores pelos adultos aos jovens". O deputado explica quais são os valores: "Apenas pela reflexão e conscientização da importância do voto alcançaremos uma sociedade mais justa onde impere, acima de tudo, o preceito constitucional da dignidade da pessoa humana", diz.

O deputado lembra que já se torna notável a transformação da conduta do eleitor nas urnas, ao expurgar os maus representantes e manter aqueles que durante o mandato trabalharam para o bem-estar do povo. "Devemos valorizar o conceito de que política não é profissão. Aquele que obteve a confiança de grande parte da população para representá-la deve, sim, prestar conta de seus atos. É obrigação de todos eleitores acompanhar e cobrar de seus representantes que trabalhem na direção dos anseios da população e do interesse público que está acima de quaisquer outros", explica.

Tuma afirma ainda que a aprovação do Dia do Voto Consciente serve para homenagear as organizações que lutam por um país melhor, por meio do acompanhamento dos trabalhos dos Poderes Legislativo e Executivo, realizando avaliações periódicas dos desempenhos dos representantes do povo. "É mais uma forma de homenagear o trabalho dessas organizações que atuam de forma voluntária para o bem-estar comum e para informar a sociedade", finaliza.

rtuma@al.sp.gov.br

alesp