Presidiários fabricam móveis de alta qualidade


28/02/2003 18:22

Compartilhar:


Da Assessoria

Numa iniciativa da Assembléia Legislativa do Estado São Paulo, a FUNAP, órgão responsável pela reinserção social do preso por meio de trabalho, educação e cultura, expõe, entre 11 e 21 de março, das 10 às 19 horas, a linha de móveis para escritório e conjuntos escolares produzidos por detentos nas oficinas localizadas nos presídios do Estado.

O objetivo da exposição é apresentar a linha de móveis ao efetivo político, de prefeitos e deputados que circulam pela Assembléia, visando estabelecer maior proximidade com o trabalho desenvolvido pela FUNAP e os benéficos na compra desse mobiliário por órgãos públicos. Entre as vantagens estão a isenção de licitação, os preços em torno de 30% menores que similares do mercado, a alta qualidade dos materiais, o design moderno e, acima de tudo, a possibilidade de garantir o trabalho dentro das oficinas nos presídios, valendo-se de uma grande contribuição social.

Segundo Berenice Maria Giannella, diretora executiva da FUNAP, a parceria entre órgãos governamentais, ou mesmo com a iniciativa privada, procura também estabelecer maior vínculo entre a sociedade, as empresas e o presídio, reforçando a importância da inserção do preso e da comunidade em questões de responsabilidade social. Além do contexto social, financeiro e político, a valorização da mão de obra no presídio possui finalidades educativas, terapêuticas e pedagógicas, o que garante estabilidade interna e afasta o preso de organizações criminosas nos presídios.

A exposição

A exposição conta com a apresentação de cinco ilhas, ambientadas com móveis de escritório e conjuntos escolares, distribuídos em:

· Ilha 01-Núcleo de informática;

· Ilha 02-Reunião;

· Ilha 03-Reunião Grande;

· Ilha 04-Diretoria;

· Ilha 05-Conjuntos Escolares.



A concepção do design e o desenvolvimento técnico do projeto desse mobiliário, realizada pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação, representa inovação em termos tecnológicos. O material usado, segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), é de alta qualidade, como os painéis de madeira MDF - impermeável, livre de combustão e pragas e com garantia de 20 anos. A linha completa de móveis, composta por 17 itens, foi premiada no composto de soluções, atendendo às expectativas ergonométricas.

alesp