Programa de informática para região de Sorocaba


07/07/2004 15:32

Compartilhar:


Da assessoria da deputada Maria Lucia Amary

A deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) reivindicou nesta sexta-feira ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) a instalação em mais cidades da região de Sorocaba do Programa Acessa São Paulo. Implantado em parceria com entidades comunitárias, órgãos do Estado e prefeituras, o projeto visa instalar infocentros para levar o computador e o ensino de informática a quem não tem.

Na noite da quinta-feira, o governador assinou convênios com as cidades de Buri e de Capão Bonito, da região de Sorocaba, para a implantação do programa. "Agradecemos o empenho do governo por essas duas cidades, mas queremos que a proposta chegue a um número muito maior ainda", diz a deputada. O Estado possui atualmente 144 infocentros instalados e operando na Capital e no Interior.

Ao todo, 8 milhões de pessoas já passaram por esses locais. Pelo menos 80% delas têm menos de 24 anos e 60% ganham menos de quatro salários mínimos. "É uma boa parceria para as prefeituras e uma oportunidade única de levar a informática, que é o conhecimento do futuro e do desenvolvimento, para o maior número de pessoas possíveis e por preço muito ínfimo".

Maria Lúcia afirma que a proposta é também uma forma de qualificar os jovens de baixa renda para uma disputa mais saudável do mercado de trabalho e, ainda, de tornar pessoas da terceira idade mais úteis. Entre os principais serviços realizados nos infocentros está a confecção de currículos, que podem ser enviados pela internet sem nenhum gasto para o usuário, independente da idade dele.

mlamary@al.sp.gov.br

alesp