Notas do Plenário


18/03/2008 19:26

Compartilhar:


Educação

Rui Falcão (PT) disse que 80% dos alunos da 4ª série do ensino fundamental estão abaixo do nível ideal de conhecimento de matemática enquanto a mídia insiste em ressaltar elevação no nível de português. "Será que nossos jovens não querem aprender?", indagou Falcão, que acredita que o ensino paulista esteja deteriorado. Para ele, deveria haver mais investimentos em capacitação dos professores. (ME)

Eleições italianas

Davi Zaia (PPS) acredita que é muito importante a participação de brasileiros com cidadania italiana nas eleições daquele país. Segundo ele, na capital de São Paulo vivem 50 mil pessoas com dupla cidadania e no Estado o número sobe para 90 mil. Zaia afirmou que seu partido estuda lei para que imigrantes, sem cidadania brasileira, possam votar nas eleições no Brasil. (ME)

Segurança Pública

Depois de parabenizar o novo líder do PV, Chico Sardelli, Olímpio Gomes (PV) criticou o governador Serra e a Secretaria da Segurança Pública. Segundo ele, houve desvio criminoso de PMs para escolta de familiares do secretário-adjunto da SSP e esses militares estão sendo transferidos para não serem encontrados. Além disso, Gomes ressaltou que os cartões corporativos continuam sendo usados de maneira abusiva. Ele condenou a Alesp "por não querer apurar as denúncias". (ME)

Saúde pública

Orlando Morando (PSDB) contestou Olímpio Gomes e, em seguida, falou sobre a saúde pública e a reforma no PS Central de São Bernardo do Campo. Ele ressaltou a importância de uma boa estrutura para centros médicos e de um atendimento humanizado. "Saúde Pública é um assunto a ser debatido e a prefeitura de SBC está encarando o problema de frente", afirmou. (ME)

Má administração

Carlos Giannazi (PSOL) atacou a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, e o secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, pela forma com que tratam professores. De acordo com Giannazi, os docentes, para poderem lecionar, devem fazer exame médico obrigatoriamente em postos do Estado, enfrentando filas de espera de até três meses. Enquanto isso, os alunos ficam sem aulas. (ME)

Educação e futebol

Vicente Candido (PT) disse que as escolas não formam apenas alunos, mas sim cidadãos. Ele elogiou o trabalho feito na "Escola da Vila", instituição particular, cujos alunos assistiam ao seu pronunciamento no Pequeno Expediente. Candido também falou sobre sua ida à Brasília para tratar de mudanças na lei sobre a Federação Paulista de Futebol e clubes associados. (ME)

Em defesa da Billings

"A região do ABC precisa de regularização", disse Alex Manente (PPS), ao referir-se ao debate de segunda-feira da Frente Parlamentar em Defesa da Represa Billings, com o presidente do Comitê da Bacia do Alto Tietê e prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi. Manente defendeu a recuperação da capacidade da represa, que abastece 4,5 milhões de pessoas, e falou da necessidade de fiscalização para evitar o adensamento habitacional na região que, a partir da regularização, poderá ter serviços públicos implantados. (MF)

Violência nos estádios

Convidado pelo presidente da Federação Paulista de Futebol para, junto com promotores públicos, discutir o problema da violência nos estádios, Conte Lopes (PTB) defendeu a ação da polícia, "contra aqueles que praticam violência nos estádios". Ele apoiou o fim da impunidade, com a efetiva responsabilização criminal de "quem vai a uma praça esportiva para bater e agredir". (MF)

UTI em Promissão

Pedro Tobias (PSDB) comentou fala de Rui Falcão sobre o PSDB, afirmando que "partido não tem dono" e que divergências são democráticas. Tobias teceu comentários sobre a indicação de candidatos para a prefeitura da Capital, defendendo que cada partido tenha candidato próprio, ficando as alianças para eventual segundo turno. O deputado comentou ainda a visita, na última sexta-feira, do secretário da Saúde à região de Marília, e citou a instalação de nove leitos UTI em Promissão, no hospital ligado à Faculdade de Medicina de Botucatu, com verbas federais. "A Saúde não tem cor partidária." (MF)

Gaza mais segura

"A Faixa de Gaza é mais segura que São Paulo, capital onde morrem diariamente 20 pessoas", segundo Olímpio Gomes (PV), que afirmou ter feito treinamento na Palestina. Ele respondeu assim à colocação de Orlando Morando. Gomes disse duvidar que em Gaza se faça "a bagunça de desviar soldados e recursos como em São Paulo. Não sei por que isso não é investigado pelo governo, se é por omissão ou conivência". O deputado ainda lamentou que os pareceres ao PLC 7/2007, do deputado Celso Giglio, que propõe alteração nas carreiras da Polícia Civil, rejeitaram emendas que estenderiam benefícios às polícias Militar e Técnico-Científica. (MF)

Brincadeira de péssimo gosto

Foi como Rafael Silva (PDT) classificou o acordo entre produtores de cana e o governo estadual, que autoriza queimadas no Estado de São Paulo. "Existe lei federal que regulamenta o assunto, e uma lei estadual não pode ser mais permissiva que uma federal." Rafael Silva acusou os secretários Francisco Graziano e João Sampaio, mentores do acordo, de traírem a seriedade e a boa intenção do governador, além de desrespeitarem a Assembléia Legislativa, que tem uma CPI cuidando do assunto. "Esse desrespeito é em favor de quem?" (JM)

Violência contra a mulher

A deputada Rita Passos (PV) declarou-se totalmente solidária aos posicionamentos de entidades que entendem ser necessária uma maior conscientização da população sobre a violência contra a mulher. A deputada comentou dados da pesquisa Ibope/Instituto Patrícia Galvão, principalmente os que apontam percepção de impunidade para a violência contra a mulher. (JM)

Santa Casa de São Bernardo

O deputado Alex Manente (PPS) agradeceu ao governador José Serra a liberação de verba de R$ 1,4 milhão para a Santa Casa de São Bernardo, que permitiu uma reestruturação na entidade. Manente falou também que o PPS quer recolher 100 mil assinaturas pela volta do convênio da Santa Casa com o SUS " já conseguiram 45 mil assinaturas em 15 dias " para ampliar o leque de beneficiários de um atendimento com o padrão superior que a Santa Casa consegue oferecer. (JM)

Óleo e água

Comentando sobre PL de sua autoria, que regulamenta a destinação do óleo utilizado em frituras, o deputado João Barbosa (DEM) lamentou que mesmo aprovado na Assembléia, o projeto tenha sido vetado pelo governador. Barbosa entende que o óleo de cozinha é o grande responsável pelo entupimento de esgotos em condomínios e, quando lançado em rios, polui na proporção de 1 litro de óleo por 1 milhão de litros de água. Barbosa pediu apoio de seus pares para derrubar o veto e viabilizar o projeto que traria grande benefício ao meio ambiente. (JM)

alesp