Da Tribuna


17/02/2009 21:00

Compartilhar:


Insistência



O deputado Simão Pedro (PT) falou sobre a "insistência" da secretária da Educação em manter o sistema de avaliação dos professores, em vez de levar em conta o tempo de trabalho e os títulos dos mestres. "Temos que discutir a realização de concurso". O parlamentar mencionou que, no ano passado, o governador declarou que seria realizado concurso para a contratação de 75 mil professores. Pedro também comentou artigo da Folha de S. Paulo desta terça-feira, 17/2, sob o título "Estado põe aluno em "puxadinho" de madeira", referindo-se à construção de um galpão de madeira, no lugar da quadra esportiva, na EE Professora Eulália Silva, Jardim Ângela. (LP)



Insistência II



Carlos Giannazi (PSOL) também criticou a prova aplicada aos professores pela Secretaria da Educação, enfatizando que a medida fere as constituições federal e estadual, além da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O parlamentar também mostrou algumas fotos da EE Aires Neto, localizada no bairro da Pedreira, capital, onde estão sendo construídas salas de aula de madeira sobre a quadra de esportes. Ele disse que encaminhará o problema à Comissão de Educação da Assembleia para que sejam tomadas as devidas providências. (LP)



Divergência



O deputado Milton Flávio (PSDB) solidarizou-se com a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, declarando ser favorável à avaliação dos professores. Flávio mencionou reunião com uma parlamentar francesa, que se disse surpresa com a qualidade do atendimento na área da saúde do Estado. Segundo ele, a parlamentar afirmou que há anos a França não constrói escolas. "Constrói-se hospitais e escolas, mas as políticas públicas ainda não são suficientes para atender a demanda", ratificou o deputado. (LP)



Decisão em debate



Contrário à decisão do STF que garante aos réus o direito de ir para a cadeia só após a condenação definitiva, Edson Ferrarini (PTB) lamenta que cinco presos já tenham sido libertados. "Gostaria que os órgãos de imprensa repercutissem o assunto, pela gravidade do tema. Ninguém mais vai ser preso porque o cidadão vai recorrer sucessivamente." Ferrarini comentou que o advogado do casal Nardoni (acusados de terem jogado a menina Isabella da janela do apartamento onde moravam) vai pedir a soltura de ambos. (LP)



Esgoto



Rui Falcão (PT) disse que está preocupado com a informação de que a guarda ambiental está jogando esgoto na Represa Billings. "Não é possível que a guarda esteja despejando dejetos na represa que fornece água para beber". Falcão comentou também sobre um levantamento feito pelo Conselho Federal de Justiça de que o Brasil tem quase 500 mil presos. "O que me incomoda é que 25% estão presos irregularmente", disse. De acordo com o deputado, existem presos que já cumpriram pena e continuam detidos. "Queremos uma defensoria mais forte em São Paulo". (MC)



Leis



José Candido (PT) lembrou a responsabilidade de cada legislador. "No começo do meu mandato, por exemplo, Serra criou a São Paulo Previdência. Houve muita manifestação contrária, mas o projeto acabou sendo aprovado por este parlamento", disse. Para o deputado, é a Assembleia que acaba decidindo sobre temas que afetam o destino da população. Ele falou também sobre as decisões do STF. "Quem tem dinheiro para entrar com recurso não fica preso, já os pobres não têm essa oportunidade". (MC)



Aniversário de Osasco



Marcos Martins (PT) lembrou que, neste mês de fevereiro, Osasco comemora 47 anos. Martins informou a inauguração de um viveiro de flores e um borboletário, que "vão dar mais vida à cidade". Martins disse que a Febraban apresentou recurso para que os bancos de Osasco funcionem no feriado. "Discordamos que os bancários sejam obrigados a trabalhar no dia da emancipação do município", protestou. O parlamentar, que participou de uma manifestação contra essa medida, acha que é um desrespeito para com a população. (MC)



CPI das Santas Casas



José Bittencourt (PDT) lamentou o cancelamento da agenda desta terça-feira da CPI das Santas Casas. A comissão ouviria o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp), José Reinaldo Nogueira, que não pode comparecer. Bittencourt, que preside a CPI, falou da importância de investigar a "saúde financeira" das santas casas do Estado que, de acordo com ele, vivem em situação de penúria. O deputado citou os esforços do governo federal e também do governo do Estado para a regularização da saúde pública, mas ressaltou a necessidade de uma ação conjunta. "O que está em jogo é a saúde da população", disse. (TB)



Amianto



Baseado em um artigo publicado na última edição do jornal Página Zero, distribuído gratuitamente na região oeste da Grande São Paulo, Marcos Martins (PT) falou sobre a importância da proibição do uso do amianto (substância cancerígena), e questionou o Estado que, de acordo com ele, não possui nenhum local apropriado para o depósito do mineral. Citando o currículo de Barack Obama, o deputado disse que o novo presidente americano, quando ainda era senador, lutava pela remoção do amianto das residências dos Estados Unidos. "Pelo menos não é um Bush da vida, que só pensa em guerra", disse o parlamentar, que finalizou lendo um trecho do artigo ao qual se referiu. (TB)



Manifesto do PMDB



A posição da bancada paulista, quanto às declarações do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB/PE) à revista Veja, foi apresentada pelo deputado Uebe Rezeck (PMDB). O partido considerou a fala "destempero verbal", por entender que há outros interesses nessa atitude. "Se, de fato, o senador tem conhecimento de pessoas com comportamento indevido, deveria declinar os nomes. A atitude do senador parece ser jogar no lixo a tradição de um partido que tanto trabalho prestou ao país, inclusive na ferrenha luta contra a ditadura militar", afirmou Uebe. (MP)



Prioridade em Santos



O deputado Fausto Figueira (PT), trouxe para reflexão e debate o anúncio, feito pelo governador Serra, de que a construção do túnel ligando Santos-Guarujá terá ínicio até o final de 2009. Na opinião do deputado, existem outras prioridades que deveriam ser atendidas naquela região. Citou como exemplo a saúde pública, uma vez que a Baixada Santista ocupa o primeiro lugar nos índices de mortalidade infantil e conta com os piores indicadores de hanseníase no país. (MP)



Promessas e mais promessas



O deputado José Candido (PT), informou que em reunião realizada na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, ouviu os moradores da região reclamarem que estão cansados de ouvir tantas promessas de políticos sem solução prática. Segundo ele, todas as organizações representativas da sociedade estiveram presentes e iniciaram uma forte mobilização para cobrar as promessas feitas pelos candidatos. (MP)

alesp