Aumento do analfabetismo retrata falhas da política educacional


01/10/2009 11:09

Compartilhar:


O resultado da Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informa que o número de crianças analfabetas, na faixa dos 10 aos 14 anos, no Estado de São Paulo, saltou de 29 mil, em 2007, para 51 mil, em 2008 e, na faixa de 8 a 9 anos, o número cresceu de 56 mil para 79 mil no mesmo período. A taxa nacional, entretanto, permaneceu estável.

Para o deputado Roberto Felício (PT), faltam políticas educacionais corretas para que a educação pública estadual supere seus grandes desafios.

Em discurso na tribuna da Assembleia, Felício lamentou que o secretário da Educação tivesse se apressado em considerar a informação "um erro do IBGE", Instituto que nunca foi questionado nos últimos 30 anos.

O deputado rebate as alegações do secretário de Educação do Estado, Paulo Renato Souza, que tenta esconder os erros da política educacional do PSDB transferindo equivocadamente a responsabilidade para o governo federal.

O governo de São Paulo afirma que a resistência na queda do analfabetismo de adultos reflete falhas no programa federal, mas o secretário Paulo Renato admite que o governo estadual não aderiu ao Brasil Alfabetizado, programa federal que teve adesão de todos os estados.



rfelicio@al.sp.gov.br

alesp