Prandi pede à Capitania apuração rigorosa de acidente na entrada do Estuário


10/07/2001 13:20

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A deputada estadual Maria Lúcia Prandi (PT) está solicitando à Capitania dos Portos que seja bastante rigorosa na apuração do acidente ocorrido no domingo, 8/7, na entrada do Estuário de Santos. O navio Top Trader, que entrava no canal em velocidade acima do normal, tentou reduzir bruscamente sua marcha, mas acabou deslizando numa espécie de derrapagem e atingiu quatro lanchas usadas na travessia de passageiros entre Santos e Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá. Em ofício encaminhado ao capitão de Mar e Guerra, Paulo José Rodrigues de Carvalho, a parlamentar pede que as causas sejam rapidamente identificadas e os responsáveis punidos. "Felizmente, as lanchas estavam vazias. Mas isso não diminui a gravidade do acidente, que poderia ter tido um desfecho trágico, caso as embarcações estivessem ocupadas'', enfatiza Prandi, lembrando que uma das lanchas foi arrastada por cerca de 100 metros pelo navio, de bandeira liberiana. "Por que o navio estava em alta velocidade, num local onde há intensa movimentação de embarcações? Havia algum profissional da praticagem a bordo do navio? Qual a velocidade máxima permitida e por que foi desrespeitada? Se havia um prático a bordo, quais as orientações que transmitiu?", pergunta Prandi. Ela frisa que estas são algumas das questões que precisam ser esclarecidas.

Para a parlamentar, é importante que as investigações apontem concretamente as falhas ocorridas, de forma a que não se repitam e a segurança seja garantida naquela área de intensa circulação de embarcações. "São milhares de pessoas que circulam diariamente pelo canal. Não podemos permitir que erros coloquem em risco estas vidas. Qual seria o resultado do impacto desse navio com uma balsa que faz a travessia entre Santos e Guarujá? Certamente, uma tragédia. Por isso, devemos ter tolerância zero com falhas como a ocorrida no domingo", completa a deputada Prandi.

Três acidentes em 2000. Há um ano, a parlamentar pediu firme atuação da Capitania dos Portos na apuração de três acidentes ocorridos em menos de 15 dias no Estuário. Coincidentemente, o primeiro deles envolveu um navio liberiano: o Stolt Osprey, deixava o cais no dia 11 de julho, com 6.400 toneladas de produtos químicos inflamáveis, quando quase se chocou de frente com o porta-contêineres Ever Garden e acabou colidindo violentamente com o terminal da Compesca, em Guarujá.

Doze dias depois, pelo menos cinco veículos sofreram danos e, por pouco, não foram lançados ao mar por causa do forte impacto da balsa FB-11 contra um dos trapiches de atracação do lado de Santos. Outro acidente aconteceu dia 24 de julho, quando um lancha da praticagem capotou após colidir com outra embarcação de pequeno porte. "Isto mostra que há um histórico de acidentes, reforçando a necessidade de uma rigorosa investigação. Além disso, também é preciso intensificar o trabalho preventivo, evitando que novos problemas ocorram", finaliza.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputada Maria Lúcia Prandi - 3886-6848/6854)

alesp