Bauru, a capital do livro

OPINIÃO - Pedro Tobias
17/09/2003 16:55

Compartilhar:


Nos próximos dias, de 19 a 28 de setembro, Bauru será novamente a "capital de um megaevento literário". Trata-se da 2ª Bienal do Livro, que será realizada na Universidade do Sagrado Coração (USC).

Durante os dez dias da feira, que inaugura o Circuito Paulista do Livro 2003, Bauru será, sem dúvida, a capital da literatura e consequentemente da leitura. Serão expostos 30 mil títulos nos estandes das 75 editoras, 33 a mais do que na primeira edição do evento, em 2001, que estarão presentes na USC.

O governador Geraldo Alckmin, através da Imprensa Oficial do Estado, está investindo mais uma vez na organização da Feira do Livro em Bauru, para transformá-la no maior evento cultural do interior paulista. Como aconteceu em 2001, para incentivar a leitura e motivar as crianças e jovens a participarem do evento, o governo do Estado vai distribuir R$ 165,4 mil em cheques-livro, para atender aos 155 mil alunos das 175 escolas públicas das regiões de Bauru, Jaú e Lins, garantindo aos estudantes a possibilidade de adquirirem livros a preços acessíveis.

O governo do Estado, através da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, IMESP, já investiu quase R$ 2 milhões de reais na compra de livros para as escolas, nas seis edições das feiras já realizadas pelo Circuito Paulista do Livro. No total, o evento já recebeu 600 mil visitantes.

Há dois anos lutamos intensamente para que a nossa querida Bauru pudesse ser palco de um dos principais eventos literários do país. Felizmente, a nossa dedicação valeu a pena ; Bauru sediou, com sucesso a 1ª Bienal do Livro e passou a ser uma das quatro regiões do Estado contempladas com a feira do gênero. Agora esperamos que o sucesso se repita pois, além dos estudantes, quem ganha com a vinda deste evento é a comunidade de Bauru e região.

A feira é uma ótima oportunidade de encontrar escritores, e vários estarão presentes em Bauru, seja nas sessões de autógrafos, nas palestras e até em encontros casuais. Isso será muito importante para estreitar a relação do leitor com o autor e, consequentemente, estimular o hábito pela leitura. Neste cenário favorável e popular, a feira do livro ajuda a criar um ambiente de familiaridade com a cultura do texto.

O Estado de São Paulo está de fato mudando. O ensino da literatura tornou-se mais dinâmico. As feiras do livro, como a de Bauru, são eventos que sintetizam essa transformação toda, basta ver a desenvoltura com que os estudantes ali se movem. As feiras são um ambiente de permanente alegria e de festa. É uma celebração do livro como fonte de cultura. Por isso a 2ª edição da Feira do Livro é novamente um presente para Bauru e região e uma nova oportunidade de adquirirmos mais conhecimento.

Pedro Tobias é médico e deputado estadual pelo PSDB

alesp