Parlamentar estimula estudantes a participar do Parlamento Jovem


05/07/2005 11:11

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Fausto Figueira

Para estimular a participação dos estudantes na sétima edição do Parlamento Jovem, o 1° secretário da Assembléia Legislativa, deputado Fausto Figueira (PT), está enviando cartas a todas as escolas públicas e privadas de ensino médio dos nove municípios que compõem a região da Baixada Santista. Figueira explica que o Parlamento Jovem é uma sessão especial da própria Assembléia Legislativa, onde os deputados estaduais cedem seus lugares por um dia a jovens estudantes do Estado com o objetivo de propiciar a eles conhecimentos sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo.

Figueira diz na carta que o Parlamento Jovem foi instituído pela Resolução 798/99 e que este ano ocorrerá no próximo dia 18 de novembro, reunindo estudantes do ensino médio. "Essa sessão especial acontecerá no Plenário Juscelino Kubitschek, onde os deputados realizam as sessões ordinárias do parlamento paulista, e será transmitida pela TV Assembléia para grande parte das cidades paulistas. Para isso, os jovens desenvolverão suas atividades com a assistência técnica da Secretaria Geral Parlamentar", informa o deputado.

Na carta, o parlamentar relata ainda que o Parlamento Jovem tem por meta, entre outros objetivos, integrar os estudantes paulistas aos vários aspectos da democracia representativa, além de estimular sua participação política e envolvê-los na reflexão dos problemas sociais incentivando-os a apresentar soluções para melhorar a qualidade de vida no Estado de São Paulo.

Figueira encerra o convite frisando que "será uma grande honra para a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, e particularmente para este deputado, se sua escola se candidatasse a eleger um dos 94 parlamentares jovens para a sessão deste ano, num esforço conjunto para formar brasileiros para o exercício consciente da cidadania".

Junto com a carta, o deputado envia o Manual do Candidato que informa como surgiu e o que é o Parlamento Jovem e os critérios para a escolha dos jovens deputados, como se deve proceder para elaborar um projeto de lei e como será realizada a sessão especial no Plenário Juscelino Kubitschek, entre outros pontos.

e-mail: ffigueira@al.sp.gov.br

alesp