Deputado critica implantação de aterro do Taboão


05/05/2006 15:25

Compartilhar:


Um dia depois da votação da emenda que permite a implantação de um aterro sanitário no distrito de Taboão, pela Câmara de Mogi das Cruzes, o deputado Luis Carlos Gondim Teixeira (PPS) criticou duramente, nesta quinta-feira, 4/5, essa aprovação. Desta maneira, alertou, o empreendimento da construtora Queiroz Galvão receberá o lixo de 38 cidades da Região Metropolitana de São Paulo.

Em pronunciamento na Assembléia Legislativa, o deputado afirmou que "a Queiroz Galvão ganhou no grito, porque fez um forte trabalho em favor do projeto no município e também uma propaganda maciça em todos os meios de comunicação. É lamentável porque isso prejudicará as empresas e a população do distrito".

Ao cobrar publicamente uma resposta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente sobre a instalação do aterro, ele declarou ter encaminhado, no último dia 27, um requerimento pedindo informações sobre a ação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) em relação ao projeto. No documento, questiona se todas as exigências legais estão sendo tomadas para a concessão do licenciamento ambiental.

"Até agora, eu não recebi nenhuma resposta. Vamos continuar cobrando do Governo do Estado esses esclarecimentos", prometeu Gondim. A iniciativa de pedir informações ocorreu após as manifestações contrárias à implantação feitas pela comunidade e pelas empresas.

Gondim declarou que teme possíveis danos ambientais no local e nos bairros vizinhos. "A chegada do aterro, adverte, poderá prejudicar a produção de flores e a dos agricultores em atividade no Taboão." Prejuízos podem advir da ameaça feita pela General Motors de fechar a fábrica da montadora instalada no distrito, caso o aterro seja construído perto de sua unidade, alerta o parlamentar.

Aprovada na câmara, a emenda da Comissão de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente alterou o projeto de iniciativa popular que defendia o funcionamento de um aterro municipal e recebeu 27 mil assinaturas de adesão. A aceitação no Legislativo mogiano ocorreu por 11 votos a 4.

O empreendimento deverá ocupar uma área de 2,16 milhões de metros quadrados. O espaço receberá o lixo recolhido de Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Biritiba Mirim e Salesópolis, entre outros municípios.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp