Plenário


05/09/2008 18:45

Compartilhar:


Escolas sucateadas

Notas publicadas no Diário de S. Paulo desta sexta-feira, 5/9, sobre denúncias que fez do sucateamento das escolas, foram refutadas por Carlos Giannazi (PSOL), que reafirmou suas colocações. Ele também lembrou o anúncio "com cheiro de demagogia" do governador, de que vai oferecer aos alunos esportes olímpicos. Giannazi disse que não precisa ir às escolas todos os dias, pois recebe denúncias de pais e professores sobre a degradação das instalações, e sugeriu que a secretária de Educação saia de seu gabinete e percorra as escolas, principalmente da periferia da capital, para comprovar a necessidade de reforma dos prédios e quadras. (MF)



Decanos do Direito homenageados

A homenagem prestada nesta quinta-feira, 4/9, pelo Poder Judiciário a dois advogados ilustres foi comentada por Fernando Capez (PSDB), que teceu loas aos homenageados: o ex-deputado Wadih Helú e Rubens Approbato Machado, ex-presidente da Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil, ambos com mais de meio século de atividade. Capez pediu o envio pelo Executivo de PL para solucionar o problema dos advogados que recolheram contribuição previdenciária para o Ipesp e que não foram incluídos na carteira do SPPrev. (MF)



Gestão transparente e democrática

Ao comentar entrevista dada pelo secretário da Segurança Pública à Folha de São Paulo, Carlos Giannazi (PSOL) defendeu a reivindicação dos servidores da Polícia Civil de eleição direta do delegado-geral, o que considera justo e democrático, pois esse posto deveria servir para a implementação de uma política apartidária. Do mesmo modo, Giannazi defendeu o direito de escolha direta pelos servidores da Educação dos dirigentes de ensino de cada região, para garantia da transparência na gestão pública e o fim do loteamento de cargos. (MF)



Estado Democrático de Direito

O Estado Democrático de Direito fará vinte anos, sob a regência de uma Constituição Democrática, segundo Fernando Capez (PSDB). "Antes, seguíamos o modelo do séc XIX, pós-Revolução Francesa", explicou o deputado, dizendo que naquela época todos eram iguais formalmente, e hoje todos são iguais concretamente. Capez usou como exemplo o crime de racismo, que hoje é garantia de igualdade. (ME)



Reforma só prejudica

A reforma do Estatuto do Magistério realizada pela prefeitura de São Paulo causou transtornos e perdas aos profissionais da educação e a mais de um bilhão de alunos da rede municipal, reclamou Carlos Giannazi (PSOL). Para ele, a única solução é investir e valorizar os educadores e reparar os maiores danos causados pela reforma, que são a diminuição da carga horária noturna de cinco para três aulas; o fim do cargo de auxiliar de período, que ajudava quando professores não compareciam; e o afastamento de servidores por causa da terceirização da merenda. (ME)



Biólogos barrados

Em São Paulo há uma lei municipal que proibe biólogos de emitirem laudos sobre o estado físico das árvores. De acordo com Fernando Capez (PSDB), só na capital existem três mil árvores doentes, com galhos crescendo em direção a fios elétricos e quase caindo. Capez pede que os vereadores revoguem essa lei, que prejudica a população. (ME)



Dívidas

As dívidas das Associações de Pais e Mestres das Escolas Estaduais de São Paulo deixam seus dirigentes receosos de que respondam com a penhora de seus bens pessoais. Carlos Giannazi (PSOL) está revoltado com a situação e pede que o governo honre suas dívidas, pois a comunidade paga impostos para que haja investimentos na educação, com a contratação de professores e outros profissionais. (ME)

alesp