Limite para descontos em salários de funcionários públicos


11/12/2008 10:37

Compartilhar:


O deputado Baleia Rossi (PMDB), vice-líder do governo, encaminhou indicação ao governador José Serra propondo que os descontos em folha dos servidores, aposentados e pensionistas não poderão exceder a 30% de seus vencimentos.

Baleia Rossi justifica sua proposta argumentando que é preciso estabelecer um limite no comprometimento do salário, da aposentadoria e da pensão dos servidores. "O que estamos vendo hoje são pessoas completamente endividadas em razão da tomada de um, dois e até três empréstimos consignados", observou o parlamentar.

Segundo Baleia Rossi, o sistema financeiro preocupa-se apenas em ampliar esse tipo de financiamento, pois a consignação elimina todo e qualquer risco de calote e não leva em conta a possibilidade de o tomador do empréstimo ficar completamente endividado e sem renda mensal para garantir a sua sobrevivência. O deputado cita, inclusive, um caso divulgado pelo Jornal Nacional da Rede Globo, onde um aposentado recebendo apenas R$ 0,28 por mês, devido aos descontos de empréstimos consignados.



baleiarossi@al.sp.gov

alesp