Aprovado na CCJ projeto que cria Parque Tecnológico em Santos


23/10/2008 16:57

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) comemorou a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça do PL 354/2008, que cria o Parque Tecnológico de Santos. A propositura objetiva fomentar a instalação de empresas de tecnologia na cidade, além de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento científico.

"A aprovação na CCJ representa a garantia de que a tramitação do PL 354/08 irá prosperar", explica a deputada. Agora, o projeto será apreciado na Comissão de Cultura, Ciência e Tecnologia, seguindo, depois, para análise da Comissão de Finanças e Orçamento.

"É fundamental aproveitar o potencial da Bacia de Santos e a logística portuária, associados ao desenvolvimento do conhecimento que o Parque Tecnológico propiciará. A produção científica e tecnológica é o caminho para gerar empregos que garantam, principalmente aos jovens, a perspectiva de crescimento profissional em nossa cidade", enfatiza Prandi.

Para a deputada, é preciso dar um basta à revoada de talentos santistas para a capital e outras cidades, por falta de oportunidades em Santos. "O governo do Estado anunciou que instalará dez novos parques tecnológicos até 2010. Santos precisa se mobilizar para que um desses parques seja criado na cidade. Considero o PL 354/08 um importante instrumento de luta. Por isso, comemoro, com entusiasmo o avanço da tramitação".

Os parques tecnológicos concentram, em uma área específica, empresas que atuam no setor de desenvolvimento tecnológico, tendo como ponto de partida principal o potencial local. Além de gerarem emprego e renda, essas empresas promovem pesquisa e inovação tecnológica, estimulando a cooperação entre institutos científicos, universidades e a iniciativa privada.

Segundo a deputada Prandi, os parques contribuem para a transformação do conhecimento em riqueza, gerando negócios de alto valor agregado e empregos altamente qualificados. "As empresas que se instalam nesses locais têm como vantagens a integração com cientistas dos centros de pesquisa e das universidades, acesso à mão-de-obra qualificada pelas Faculdades de Tecnologia e o compartilhamento da infra-estrutura, que inclui laboratórios e auditórios", explica.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp