Da Tribuna


19/11/2008 20:19

Compartilhar:


Violência nas escolas

Para Carlos Giannazi (PSOL), a violência nas escolas deve ser discutida na Comissão de Educação, como o episódio da rebelião da EE Amadeu Amaral, na zona leste da capital, que, segundo ele, não é um caso isolado. "A violência tem ocorrido em muitas escolas públicas", afirmou. "Isso é conseqüência da falta de investimento no setor, que vive um processo de sucateamento e degradação. Giannazi afirmou que a má estrutura física da escola Amadeu Amaral provocou a reação dos alunos, e a "leviandade do Executivo" agrava a situação, contribuindo com os índices de violência. "Falta gestão democrática". (GF)



Agradecimento

O deputado João Barbosa (DEM) agradeceu o desempenho da Polícia Militar durante evento na sede da Igreja Universal do Reino de Deus, no bairro do Brás, ocorrido neste sábado, dia 15/11. "Obrigado a todos os policiais que estão sempre do nosso lado, com a missão de coibir o vandalismo", disse o deputado. (GF)



Omissão

Segundo Olímpio Gomes (PV), o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do bairro do Belém já havia detectado, desde o dia 21/10, a necessidade de intervenção da Secretaria de Educação na EE Amadeu Amaral, em razão da redução da quantidade de inspetores de alunos (de 13 para três) e da precariedade das condições físicas da unidade de ensino. "A própria diretora se afastou por motivos psicológicos, sinal de que havia algo de errado", avaliou. De acordo com o deputado, há um consenso entre moradores, educadores e o Conseg do Belém de que o Conselho Tutelar se omitiu no amparo aos jovens. (GF)



Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra, comemorado em 20/11, foi destacado pelo deputado José Candido (PT). Ele convidou a população para participar da 5ª Marcha da Consciência Negra, que neste ano tem como tema os 120 Anos da Abolição Inacabada. "Zumbi foi o herói corajoso que, apesar de toda a opressão, teve a sensibilidade de reunir um grupo de negros que estavam revoltados com a escravidão", frisou. "Mas o Quilombo dos Palmares não era só de negros. Todos os que se sentiam injustiçados iam para lá. No Quilombo, se aplicava a verdadeira democracia, a solidariedade e o socialismo", disse Candido. (GF)



Dia da bandeira

A solenidade de hasteamento das bandeiras na Assembléia, com participação da Banda Marcial da EE Professor Armando Gadan, em homenagem ao Dia da Bandeira, foi comentada por Marcos Martins (PT). Ele afirmou que, naquela escola, localizada no violento bairro Jardim Conceição, na periferia de Osasco, a criação da fanfarra permitiu que os alunos desenvolvessem seus talentos, e isso reduziu drasticamente a violência. Martins ainda lembrou a passagem do Dia da Consciência Negra e sugeriu ao deputado José Candido que apresente PL instituindo esse dia em todo o Estado de São Paulo. (MF)



Consciência negra

Homenagem aos brasileiros afrodescendentes foi feita por Carlos Giannazi (PSOL), lembrando que o dia também é comemorado em Sorocaba, graças a projeto de lei proposto pelo então vereador Raul Marcelo, que também já apresentou projeto para tornar esse dia feriado estadual. O PL não é pautado no Colégio de Líderes, segundo o deputado, por ser conservador, já que também não permite a deliberação do Plenário sobre matérias que têm como tema a diversidade sexual e o combate à homofobia. Giannazi ainda elogiou eventos de valorização da cultura negra e combate ao racismo realizados na EE Érico de Abreu Sodré e no CEU Casablanca, na capital. (MF)



Data para reflexão

"Não poderia deixar de registrar, quando se lembram os 313 anos da morte de Zumbi dos Palmares, o novo momento no mundo, com a eleição para a presidência dos EUA de Barack Obama", disse Cido Sério (PT), que lamentou o fato de os afrodescentes ainda enfrentarem muitas dificuldades, e de ainda existir racismo no Brasil. O deputado disse que o dia 20/11 é uma data de reflexão e destacou que a herança africana é de muita importância para a formação do povo brasileiro. Ele lembrou a sessão solene realizada no dia 17/11, que presidiu, homenageando os centenários da umbanda e dos compositores e poetas Cartola e Solano Trindade. (MF)

alesp