Direito de votar pedidos de CPI

OPINIÃO - Candido Vaccarezza*
22/09/2003 18:35

Compartilhar:


Na Assembléia Legislativa há 53 pedidos de CPIs, mas infelizmente não tivemos o direito de votá-los. Estamos vivendo, hoje, um grande mal-estar porque a base do governo e o presidente Sidney Beraldo têm tido uma postura bastante truculenta e inusitada, o que é um desrespeito aos deputados desta Casa.

No Estado de São Paulo nunca chegamos ao mês de setembro sem uma CPI em funcionamento. Um triste recorde e uma vergonha para todos nós. Duas comissões parlamentares federais vieram à Assembléia Legislativa apurar fatos referentes às CPIs da pirataria e dos planos de saúde, enquanto aqui também existe protocolado um pedido de CPI para os planos de saúde.

Não que a Assembléia Legislativa de São Paulo tenha se posicionado contra, simplesmente não tivemos o direito de discutir o mérito da CPI, porque o assunto não foi pautado para a apreciação dos deputados. Na Casa, atualmente, não se pauta, não se vota projetos de deputados, não se discute temas importantes para o Legislativo. Parece que estamos aqui apenas para corroborar e aprovar os projetos do governo.

Não é esse tipo de Legislativo que São Paulo merece. Há de ter outro. É por isso que existe um movimento na Casa para defender e resgatar a dignidade da Assembléia. Vamos fazer um bloco de parlamentares pela democracia. Não é uma reivindicação do PT, do PMDB, do PV ou de outros deputados, é uma necessidade do nosso Legislativo.

*Candido Vaccarezza é deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores

alesp