Exposição e livro mostram a trajetória de Ulysses Guimarães


22/06/2004 20:27

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

A importância da figura política de Ulysses Guimarães, sobretudo no processo democrático desencadeado pela campanha das Diretas-Já, na década de 80, está retratada no livro Dr. Ulysses - O homem que pensou o Brasil, das jornalistas Célia Melhem e Sonia Russo, divulgado nesta terça-feira, 22/6, no Espaço Café São Paulo da Assembléia Legislativa, onde está localizada a exposição de fotos de Sonia Russo, sobre o tema.

O livro é resultado de 3 anos de pesquisa e conta com 39 depoimentos de políticos próximos a Ulysses, opositores e familiares. Segundo Célia Melhem, o tema Diretas tomou corpo neste ano, 2004, em que completa 20 anos. "Dessa forma o interesse das editoras se voltou para esse assunto e conseguimos lançar o livro."

De acordo com Sonia, a idéia de montar um relato sobre Ulysses surgiu porque ela possuía material sobre o político e seus partidários, uma vez que trabalhou com Ulysses. "Pensei na elaboração de uma espécie de agenda, nem imaginava que poderia transformar o trabalho em livro."

O deputado Ricardo Tripoli (PSDB) afirmou que a exposição guarda a memória política de São Paulo e do Brasil e demonstra a grande participação que São Paulo tem tido na história brasileira.

O presidente Sidney Beraldo disse que a publicação lembra o tempo de um homem público que muito defendeu a democracia no país. "Valorizo muito a democracia e a liberdade de imprensa porque vivi alguns anos da ditadura, período em que muitos perderam a vida lutando por mudanças", declarou Beraldo, lembrando o comício da Praça da Sé, em 1984, o que ele considerou o pontapé inicial para a liberdade no país.

alesp