Inauguração de projeto ambiental


06/04/2009 21:28

Compartilhar:


O deputado Afonso Lobato (PV) visitou, no dia 3/4, o município de São José dos Campos, onde concedeu entrevista a duas emissoras de rádio e participou da inauguração do Posto de Entrega Voluntária (PEV), no bairro do Galo Branco, na zona norte da cidade, segunda unidade de um total que deve chegar a 21 postos até o final do ano.

O PEV é um projeto da Secretaria do Meio Ambiente do município, comandada pelo ambientalista André Miragaia, filiado ao PV. O PEV é um local para receber todo tipo de material reciclável, principalmente resíduos de material de construção que, segundo Miragaia, somam 1,2 toneladas/mês e são colocados em 150 locais clandestinos da cidade, gerando despesa anual de R$ 1,2 milhão. "A idéia é acabar com esse custo", disse o secretário.

Para o deputado, iniciativas desse tipo poderiam ser mais difundidas e a ideia ser aproveitada por outras cidades da região. "O acúmulo de entulho e de outros materiais nas cidades é muito grande e prejudica o meio ambiente", afirmou Lobato.

O programa representa uma etapa importante na implantação do sistema de gestão de resíduos da construção civil e atende determinação da Resolução Federal 307/2006, do Conselho Nacional do Meio Ambiente e da Lei Municipal 7.146/2006. Os PEVs estão localizados em áreas públicas com cerca de 600 metros quadrados e receberão também móveis usados e utensílios domésticos, pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, restos de podas de jardins e equipamentos eletrônicos.



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp