Hamilton Pereira reivindica recursos para portadores do Mal de Parkinson


21/06/2001 16:35

Compartilhar:


Entre as emendas apresentadas pelo deputado estadual Hamilton Pereira (PT) à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2002, inclui-se a que atende as demandas dos portadores do Mal de Parkinson levadas ao deputado pelo fundador da Associação Beneficente Supremo Dom, em Sorocaba, Kleber Rodrigues.

Hamilton Pereira reivindica recursos para garantir o atendimento à totalidade das necessidades dos portadores do Mal de Parkinson nos ambulatórios e hospitais do SUS. Segundo a Associação Brasil Parkinson, há uma estimativa de existirem cerca de 40 mil portadores da enfermidade no Estado de São Paulo, sendo que somente em Sorocaba são 200 portadores. "É preciso que os hospitais e ambulatórios do SUS estejam equipados de forma adequada para atender a demanda do Estado", afirma Hamilton.

Outra reivindicação apresentada pelo deputado é a inclusão dos remédios utilizados no tratamento do Mal de Parkinson no elenco de medicamentos básicos, para atendimento dos 645 municípios dentro do Programa "Dose Certa", além da produção e distribuição gratuita de medicamentos que contenham a "levodopa" como princípio ativo, para o tratamento da doença. "A levodopa é o princípio ativo presente na fórmula dos dois medicamentos de uso contínuo mais receitados por neurologistas para o tratamento do Mal de Parkinson", afirma Hamilton.

Já está em andamento no gabinete do deputado, a elaboração de um projeto de lei que prevê a garantia de atendimento aos portadores do Mal de Parkinson.

alesp