OS MUNICÍPIOS E AS DROGAS - OPINIÃO

Afanasio Jazadji*
04/07/2001 17:41

Compartilhar:


Uma vez que o problema das drogas no Brasil se agrava a cada dia, o governo federal tem defendido o combate aos traficantes e a ampliação da prevenção.

O ministro-chefe do gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Alberto Cardoso, que ficou sendo o grande responsável pela estratégia brasileira de combate ao problema das drogas, falou sobre o assunto em Ribeirão Preto. Logo no início de junho, o general Cardoso esteve naquela cidade para participar de um seminário regional sobre os investimentos que o governo Fernando Henrique Cardoso tem feito por meio do programa de desenvolvimento Avança Brasil, criado em 1999.

Segundo o general, as prefeituras municipais deveriam ser mais engajadas no combate às drogas, em vez de deixarem essa tarefa apenas para os governos federal e estadual. Ele disse que muitos municípios já possuem seus conselhos locais de política contra o uso de drogas e um dos pioneiros é Rio Claro, no interior paulista.

O general Cardoso esclareceu que, além de tudo, esses conselhos podem receber verbas federais, a serem repassadas pelo Fundo Nacional Antidrogas. Esse fundo foi criado a partir da possibilidade de serem leiloados bens apreendidos de traficantes.

É claro que a política de combate direto ao traficante tem de ser de âmbito federal, mas o general tem razão ao apelar para a ajuda das prefeituras. Na verdade, se as administrações municipais e os vários tipos de entidades civis agirem em conjunto, conseguirão alternativas de lazer para os jovens, para que estes abandonem o uso das drogas. A prevenção contra as drogas é tão importante quanto o combate aos traficantes.

*Afanasio Jazadji é advogado, radialista, jornalista e deputado estadual pelo PFL

alesp