Estão abertas as inscrições para o Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos


24/10/2006 17:29

Compartilhar:


Estão abertas as inscrições para a edição do Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos de 2006, da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa. O prêmio é entregue anualmente a pessoa ou entidade reconhecida por sua atuação em defesa dos direitos humanos no Estado. Criado há dez anos, ele leva o nome do operário metalúrgico Santo Dias da Silva, assassinado por um policial militar durante uma greve na zona sul da capital, em outubro de 1979.

Desde a sua criação, já foram premiados o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns (1997), a Pastoral Carcerária de São Paulo (1998), o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua e o jurista Hélio Bicudo (1999); Irmã Dolores e a Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos (2000); a União de Mulheres de São Paulo e a revista Sem Fronteiras (2001); o Fórum Permanente dos Ex-Presos e Perseguidos Políticos (2002); o Grupo de Teatro União e Olho Vivo e Waldemar Tebaldi (2003); Ana Maria Dias (2004); e o Movimento pela Defensoria Pública e a advogada Valdênia Paulino (2005).

As indicações deste ano poderão ser feitas até o próximo dia 17/11. Cada indicação, que pode ter caráter individual ou coletivo, deve conter um histórico sobre o trabalho realizado pela pessoa ou pela entidade indicada. O material deve ser encaminhado com a denominação X Prêmio Santo Dias, pelo correio, pessoalmente ou por e-mail, à Secretaria da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa, avenida Pedro Álvares Cabral 201, sala 1.053, 1º andar, Ibirapuera, S. Paulo (cdh@al.sp.gov.br). A premiação será no dia 8/12, em sessão solene na Assembléia Legislativa.

A escolha da pessoa, entidade ou movimento social indicados para o prêmio é feita pelos deputados que integram a Comissão de Direitos Humanos, presidida pelo deputado Ítalo Cardoso (PT). No ano passado, o prêmio teve 41 indicações, um número recorde. Essas indicações foram subscritas por representantes de entidades e movimentos sociais diversos e, também, por parlamentares (deputados e vereadores) de várias regiões do Estado.

italopt@uol.com.br

alesp