Parlamentar propõe construção de Fatec em Laranjal Paulista


29/05/2007 11:52

Compartilhar:


Com objetivo de atender aos anseios da população de Laranjal Paulista e região, o deputado Gilmaci Santos (PR) apresentou projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar e implantar a Faculdade de Tecnologia (Fatec), como unidade de ensino do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), naquele município.

Segundo o deputado, a proposta de criação dessa nova unidade beneficiará diretamente os habitantes daquele município, pois vai possibilitar mão-de- obra qualificada para a região, localizada no sudeste do Estado, a 173 quilômetros da Capital, sendo formada por municípios de alta densidade demográfica como Sorocaba, Cerquilho, Tietê e Porto Feliz.

Gilmaci explica que sua produção centra-se na agricultura (cana-de-açúcar), pecuária, avicultura e, na indústria, destaca-se a fabricação de cerâmica e de brinquedos, que é bastante expressiva, inclusive no exterior. A região conta com estabelecimentos de ensino fundamental e médio, da rede municipal e estadual, bem como da rede privada, com estudantes ávidos por ingressar, com formação e especialidade, no mercado de trabalho.

Apesar de atender a todos os requisitos necessários, esclarece o parlamentar, como população, situação geográfica e escolaridade, Laranjal Paulista, que tem cerca de 30 mil habitantes, ainda não conta com uma faculdade com cursos superiores gratuitos. O PL 505/2007 visa a diminuir o sacrifício a que a população se submete, pois é obrigada a deslocar-se para outros municípios em busca de aperfeiçoamento acadêmico.

gilmacisantos@al.sp.gov.br

alesp