Bilhete Único para a Região Metropolitana


05/08/2008 18:02

Compartilhar:


"O trabalhador das regiões metropolitanas, especialmente a de São Paulo - com 39 municípios, está sendo prejudicado pela falta do bilhete único", disse o deputado Donisete Braga (PT). Ele pediu ao governo do Estado que promova estudos técnicos para viabilizar a medida. Ele também cobra a implantação do trem expresso, ligando o Grande ABC à Estação da Luz.

O pedido de implantação do bilhete único, segundo Donisete, foi realizado por meio de indicação e já está nas mãos dos técnicos do governo. Conforme o deputado, o bilhete único integraria toda a rede de transporte público metropolitano, de responsabilidade do Estado, à rede de transporte público local atribuída aos municípios.

"A experiência da implantação do bilhete único no município de São Paulo, integrando CPTM, Metrô e EMTU, resultou no barateamento e na redução do tempo de percurso para muitos usuários. Serviu também como estímulo à utilização de transporte público e, conseqüentemente, reduziu o número de veículos que trafegam nas vias públicas", defende Donisete Braga.

Para o deputado, o bilhete único garantiria o acesso, por tempo pré-determinado, a toda rede que compõe o sistema de transportes públicos metropolitanos. Além da economia para os usuários, diz ele, a medida promoveria a inclusão do cidadão de baixa renda, que hoje não suporta o custo mensal das tarifas.

Há anos o parlamentar também defende a implantação pela Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM) de um trem expresso ligando Mauá à Estação da Luz, para agilizar as viagens. Ele explica que ao longo dos anos tem apresentado emendas ao Orçamento do Estado para aumentar os recursos da área de transportes. "Agora, o governo tem R$ 16 bilhões, incluindo recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e espero que esse trem seja implantado", finaliza Donisete.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp