Aprovada a Lei da Semana de Arborização Voluntária


13/07/2009 15:29

Compartilhar:


O Estado de São Paulo passa a comemorar, a partir deste ano, a Semana de Arborização Voluntária, com o objetivo de incentivar discussões técnicas e a conscientização pública da sociedade, a respeito da necessidade do plantio de árvores nos municípios.

A Lei 13.575 foi sancionada no dia 3/7 passado pelo governador José Serra, que acatou PL de iniciativa do deputado Davi Zaia (PPS), aprovado na Assembleia. Incluída no calendário oficial do Estado, ela será promovida todos os anos, a partir da semana que se sucede a 21 de setembro, Dia da Árvore.

Para o autor da iniciativa, a Semana de Arborização Voluntária vai chamar a atenção da sociedade de que pode pressionar as administrações municipais para colocarem, entre as suas prioridades, a criação de mais áreas verdes em suas cidades. Zaia destaca as diferenças entre os municípios paulistas, "alguns bastante arborizados, enquanto outros se apresentam muito carentes de espaços verdes".

O mesmo ocorre, segundo o parlamentar, nas grandes cidades, onde a falta de vegetação em algumas áreas, como os centros urbanos, gera as chamadas "ilhas de calor", que concentram maior quantidade de chuvas devido ao aquecimento. O resultado são as enchentes que causam grandes prejuízos à população, uma vez que o solo não consegue absorver a água que se acumula no concreto.



dzaia@al.sp.gov.br

alesp