A Copa de 2014 e o turismo brasileiro

Seminário Copa 2014
11/02/2010 20:30

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O diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso, falou sobre os impactos da Copa do Mundo de 2014 no turismo brasileiro. Segundo o debatedor, o momento atual é uma grande oportunidade para promovermos o país no exterior, já que seremos sede da Copa de 2014 e o Rio de Janeiro, sede das Olimpíadas de 2016. Ele informou que atualmente o Brasil já é o destino turístico líder da América do Sul, já é reconhecido como parte do "imaginário de latinidade", sendo que São Paulo é o primeiro destino das Américas para eventos e congressos.

"Estamos procurando desvincular o país da imagem estereotipada de lugar exótico e passar a imagem de modernidade, ligada a diversidade cultural e natural, com identidade própria e modelo de sustentabilidade", declarou Pedroso. Ele informou que a estratégia de divulgação e consolidação da imagem do nosso país começa ainda em 2010, a partir de julho, durante a Copa da África do Sul, onde serão promovidas ações como o lançamento de um site na internet voltado para imprensa, torcedores e operadores de turismo, e o lançamento de um livro e um vídeo sobre o Brasil.

"O Ministério do Turismo, por conta das responsabilidades advindas do fato de o país ser sede de um evento que dá imensa visibilidade, tem desafios na área de qualificação de mão de obra, do estímulo para construção de obras de infraestrutura para viabilizar o evento, e na questão da acessibilidade ao turismo", afirmou.

Para Pedroso, os objetivos da campanha a ser lançada pela Embratur são, entre outros, aprimorar e ter resultados a longo prazo no trabalho de promoção turística internacional do Brasil, envolvendo os setores público e privado em ações para atingir esse objetivo, promover o Brasil como destino turístico global para além de 2014, e aproveitar para tornar o nosso país mais conhecido internacionalmente.

alesp