Isenção de impostos sobre filmes de mamografia


31/01/2008 16:40

Compartilhar:


O deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) quer aprovar, ainda neste ano, projeto de lei que garante a isenção total de impostos incidentes sobre os filmes fotográficos utilizados em mamógrafos. Segundo proprietários de clínicas radiológicas, o preço do filme é um dos componentes responsáveis pelo alto custo do exame.

No Estado de São Paulo, a Secretaria de Saúde promove, periodicamente, mutirão de mamografias. O serviço é oferecido gratuitamente em parceria com os municípios e atende mulheres que não têm condições de pagar pelo exame. Em razão da grande procura e do número limitado de equipamentos, muitas aguardam por meses para passar pelo aparelho.

O parlamentar defende a popularização do exame, essencial para identificação do câncer de mama. Porém, ressalta a importância de se avaliar a qualidade das avaliações para evitar erros no diagnóstico. Hoje, é possível encontrar aparelhos sucateados ou funcionando precariamente.

Com base em pesquisa recente feita pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), Paulo Alexandre também quer discutir a adoção de medidas que permitam a modernização dos aparelhos e a capacitação dos profissionais que trabalham em clínicas públicas e privadas.

De acordo com o parlamentar, estudo recente feito pelo Inca constatou que 60% das mamografias apresentadas pelas pacientes das redes pública e privada tiveram que ser refeitas devido à sua má qualidade. Os problemas vão desde chapas escuras ou claras demais até a utilização incorreta dos mamógrafos.

As falhas podem levar a um diagnóstico errado, retardando o início do tratamento. E, por conseqüência, provocar a morte da paciente que não teve a doença identificada no exame. Quanto mais cedo for diagnosticado o tumor, maiores serão as chances de cura.

"De nada adianta promover campanhas de conscientização do câncer de mama, se não forem corrigidos esses problemas", observou o deputado.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp