Assembléia aprova projeto sobre grêmios estudantis


24/04/2008 08:47

Compartilhar:


O projeto que dispõe sobre a criação, organização e atuação dos grêmios estudantis nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio públicos e privados, do deputado Bruno Covas (PSDB), foi aprovado pela Assembléia Legislativa durante sessão desta quarta-feira, 23/4. "Agradeço aos deputados e deputadas pela aprovação do projeto de minha autoria, que segue para sanção do senhor governador para ser estendido às escolas públicas e privadas", disse o deputado logo após a aprovação.

De acordo com o projeto, os estabelecimentos de ensino fundamental e médio públicos e privados ficam obrigados a estimular a criação do grêmio estudantil, que ocorrerá mediante uma assembléia geral de estudantes, convocada por edital da diretoria de ensino, do diretor da escola ou dos alunos, por meio de abaixo-assinado que contenha assinatura de 5% dos alunos matriculados ou, ainda, a partir do apoio da Associação de Pais e Mestres.

Bruno Covas acredita que a aprovação do projeto significa a retomada para o engajamento dos estudantes. "O movimento estudantil vem diminuindo sua importância no Brasil. Como diria o ex-governador Franco Montoro, a construção da democracia é mais difícil que a queda da ditadura. Se for aprovado pelo senhor governador, o projeto vai ajudar, e muito, na organização estudantil do Estado de São Paulo", explicou.

O projeto agora seguirá para apreciação do governador José Serra, que pode vetá-lo ou não. Nesse caso, o veto pode ser derrubado no momento em que voltar para a Assembléia Legislativa.

brunocovas@al.sp.gov.br

www.brunocovas.com.br

alesp