CPI dos Combustíveis inicia estruturação dos trabalhos


29/03/2001 17:06

Compartilhar:


A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga irregularidades na distribuição, comercialização e na qualidade dos combustíveis no Estado, presidida pelo deputado Emir Chedid (PFL), reuniu-se nesta quinta-feira, 29/3, para traçar um cronograma de trabalho. Já escolhido o relator, deputado Arnaldo Jardim (PPS), a comissão deve agora definir uma agenda para ouvir todos os segmentos envolvidos na distribuição de combustíveis.

O deputado Edmir Chedid disse que já recebeu uma série de denúncias de pessoas cujos veículos tiveram avarias mecânicas por causa de "gasolina batizada" e de distribuidoras que operam sem estar regularizadas.

O deputado Geraldo Vinholi (PDT) sugeriu que a comissão proceda diligências em locais que sofreram denúncias e que fossem ouvidos primeiramente os responsáveis pela fiscalização dos combustíveis: "É preciso saber se esta está sendo feita, como está sendo feita e como deveria ser feita". Também o deputado Vitor Sapienza (PPS) defendeu que já na próxima reunião fossem convidados representantes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Petrobras ou da Secretaria da Fazenda a fim de que se possa ter uma idéia global de como se dá o controle da qualidade e da distribuição dos combustíveis, para depois então passar a ouvir os envolvidos em fraudes.

A Comissão aprovou sugestão do deputado Vaz de Lima (PSDB) de que seja realizado na próxima terça-feira, 3/04, um encontro, em caráter informal, entre o presidente, relator e membros da CPI, para se formatar um plano de trabalho, de modo que na próxima reunião formal da comissão, na quinta-feira, 5/4, já se possa deliberar sobre um cronograma básico, previamente definido.

alesp