CPI dos Presídios ouve presidente do sindicato dos funcionários de penitenciárias

(com fotos)
21/06/2001 19:55

Compartilhar:


A CPI dos Presídios, presidida pela deputada Rosmary Corrêa (PMDB), ouviu na manhã desta quinta-feira, 21/6, o depoimento do presidente do Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado, Nilson de Oliveira. No início da reunião, os membros da comissão decidiram organizar os trabalhos em três sub-relatorias. A sub-relatoria da sistematização estrutural, encarregada de analisar o aperfeiçoamento do sistema penitenciário no aspecto interno, será ocupada pela deputada Rosmary Corrêa (PMDB), que também preside a CPI; o relator da comissão, deputado Carlos Sampaio (PSDB), também ficou encarregado da sub-relatoria de falhas no sistema penitenciário, encarregada de abordar, entre outros problemas, fugas e tráfico dentro das prisões. O ocupante da terceira sub-relatoria, de sistematização político-institucional, será definido pelo relator, depois de consultas que Sampaio fará aos membros da CPI.

Nilson apresentou aos deputados uma série de denúncias, desde roubo de móveis e materiais dos diversos presídios até a participação de diretores, funcionários e juízes na facilitação de fugas. Ele denunciou, ainda, que há funcionários e diretores trabalhando para o Primeiro Comando da Capital (PCC) - organização que busca o controle do sistema prisional - e que, atualmente, cerca de 90% dos presídios são controlados pelos próprios presos, o que impossibilita os agentes prisionais de realizar rondas nos pátios durante os dias de visitas.

Questionado sobre a comprovação dessas denúncias, o presidente do sindicato informou que os funcionários que possuem provas estão dispostos a comparecer à CPI, para fazer um relato pessoal aos deputados.

alesp